Administração - Quarta-feira, 22 de Setembro de 2021

Cerro Branco é destaque em Concurso Virtual de Artesanato em Lã Ovina

Cerro Branco é destaque em Concurso Virtual de Artesanato em Lã Ovina

O Concurso Virtual surgiu em 2020, em meio à pandemia do Covid-19, para valorizar o artesanato em lã ovina, tendo como objetivo dar maior visibilidade ao artesanato rural. Para tanto, surgiu à necessidade de divulgar e comercializar virtualmente estes trabalhos manuais, sendo assim, o meio encontrado para contemplar este setor foi lançar uma atividade online, um concurso. O artesanato estimula e promove desenvolvimento de capacidades artísticas e resgate da cultura, através de aproveitamento progressivo da matéria-prima presente no meio rural, associada à busca de mercado para a comercialização e inserção da atividade nas políticas públicas, gerando emprego e renda as famílias das artesãs. Hoje a ênfase é em especial na pecuária, onde a criação de ovelhas está presente. Os ovinos ofertam duas possibilidades de geração de renda, tradicionalmente o consumo da carne, e também aproveitamento da pele e da lã, que beneficiada, triplica seu valor, favorecendo renda extra a atividade que as artesãs desenvolvem. O município de Cerro Branco possui o Espaço do Artesanato em Lã Ovina, no Arroio Bonito, onde são realizadas oficinas de processamento artesanal e preparo da lã para elaboração das peças, desde a lavagem da lã, tingimento, cardação, fiação e tecelagem, assim como curtimento de pele, totalmente manual. A artesã Srª Elisabeth Maria Kudrna, destaque nesta atividade, representa Cerro Branco no II Concurso Virtual de Artesanato em Lã Ovina, organizado pela ASCAR/EMATER-RS. No mês de julho, ela foi selecionada na etapa regional, com suas peças em lã feltrada. Na etapa estadual, realizada em setembro na Expointer, também foi muito bem representada pelo artesanato Cerrobranquense da Lise, com peças lindíssimas e com destaque na pontuação final do Concurso. Segue foto e vídeo das duas peças vencedoras da artesã Elisabeth Kudrna. Durante a Expointer (realizada em Esteio), no dia 10 de setembro, realização do II Concurso Virtual de Artesanato em Lã Ovina, Etapa Estadual, com a participação da artesã de Cerro Branco, Elisabeth Maria Kudrna, que teve seus trabalhos em evidência, destaque em duas peças selecionadas e vencedoras na modalidade “feltragem em lã”. Um trabalho voltado a valorização e aproveitamento da matéria-prima excedente na propriedade rural, lã ovina. Poucos criadores de ovinos aqui no município, com pequenos rebanhos, mais para consumo familiar, sendo que o enfoque principal é a carne ovina, a comercialização desta carne se dá entre vizinhos e principalmente em datas comemorativas/ festivas e final de ano. Vários criadores de ovinos doam a lã para as artesãs aqui do município, também para o Espaço do Artesanato (enfoque didático), dando sequência ao processamento artesanal e confecção de peças em lã.