Obras - Terça-feira, 07 de Fevereiro de 2023

Pontes do Hertz e Silvio Muller devem ficar prontas até março

Obras de reconstrução das estruturas no bairro Rio Branco-Linha Santo Antônio e na localidade de Arroio Bonito estão orçadas em R$ 960.539,74. Veja fotos

Pontes do Hertz e Silvio Muller devem ficar prontas até março

Moradores do bairro Rio Branco-Linha Santo Antônio e da localidade de Arroio Bonito, em Cerro Branco (RS), têm muito a comemorar. A recuperação do elo que une área urbana e rural do município está em fase adiantada de conclusão, com previsão de entrega entre o final de fevereiro e o início de março, garante o engenheiro civil do município, Mateus Costa.

As obras de reconstrução têm um custo total de R$ 960.539,74 mil, com recursos provenientes do município e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC). O projeto base foi desenvolvido pelo engenheiro civil Mateus Costa e a execução da obra ficou a cargo da empresa contemplada no processo licitatório, a Leandro Nunes & Cia Ltda., de Passo Fundo (RS).

Obras da ponte do Hertz (Rio Branco-Linha Santo Antônio) estão em fase final de conclusão. Foto: Prefeitura Municipal de Cerro Branco
Foto: Prefeitura Municipal de Cerro Branco

A estrutura das pontes do Hertz (Rio Branco-Linha Santo Antônio) e da Silvio Muller (Arroio Bonito) foi danificada após uma forte enxurrada registrada no dia 26 de junho de 2021, causando diversos prejuízos, principalmente no setor público. Diante dessa fato, o prefeito Edson Lawall decretou situação de emergência no município, reconhecido pela União.

Na ocasião, foi realizado um relatório de diagnóstico que detalha os danos nas construções, reforçando a necessidade das obras de reconstrução, com o objetivo de solucionar os problemas gerados pela ocorrência do desastre e oferecer melhores condições de vida à população afetada.

“São duas importantes obras que ligam a cidade e o interior, beneficiando a comunidade e diversos setores econômicos, incluindo o comércio e a agricultura. A iniciativa possibilita a circulação de moradores da zona rural que vêm até a cidade fazer compras e o escoamento da safra de cultivares como o fumo e o arroz, que compõem a economia basilar do município. Além de viabilizar o transporte escolar, garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola”, comemora o prefeito.

Ponte Silvio Muller (Arroio Bonito) beneficiará a comunidade do interior do município. Foto: Prefeitura Municipal de Cerro Branco
Foto: Prefeitura Municipal de Cerro Branco

SAIBA MAIS

A obra da Ponte do Hertz (Rio Branco-Linha Santo Antônio), orçada em R$ 711.240.34 mil, foi dada início em meados de dezembro, estando hoje quase 70% concluída, adianta o engenheiro civil do município.

“Falta concretar cabeceiras com longarinas, colocar ação na laje, pista de rolamento e tablado, ferragem e guarda rodo e concreto”, explica. A estrutura em concreto armado (pré-moldado) tem 5 metros de largura e 35 metros de comprimento.

Já as obras da ponte próximo a Silvio Muller (Arroio Bonito) começaram em janeiro e já estão adiantadas. De estrutura mista, com concreto armado (pré-moldado) e madeira, está cerca de 60% concluída. “Estamos concretando as cabeceiras e inserindo as vigas de madeira”, explica.

A obra, avaliada em R$ 249.299,40 mil, tem 4,50 metros de largura e 14 metros de comprimento.