Administração - Quarta-feira, 15 de Fevereiro de 2023

SMDS oferece cinco cursos de capacitação para produtores rurais

Estão disponíveis cursos gratuitos nas áreas de liderança, empreendedorismo feminino, culinária, gestão rural e artesanato; saiba como se inscrever

SMDS oferece cinco cursos de capacitação para produtores rurais

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) de Cerro Branco está ofertando cinco cursos gratuitos voltados aos agricultores e produtores rurais.

Um dos destaques é o Programa Mulheres em Campo, que busca desenvolver e estimular o empreendedorismo feminino.

Essa é uma parceria do governo municipal com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RS) e o Sindicato Rural de Candelária.

Veja lista completa:

1) Curso de liderança e desenvolvimento de equipes

Busca desenvolver o espírito de liderança nos profissionais do campo, objetivando alcançar maior destaque. Com instrução de Sandra Flores, são abordadas as seguintes áreas:

. Os estilos de lideranças, bem como isso interfere no crescimento e sucesso;
. O trabalho em equipes, que são a engrenagem de qualquer organização;
. O desenvolvimento da comunicação entre líderes e liderados, destacando a importância do feedback, gestão de conflitos e negociação, entre outros.

2) Programa Mulheres em Campo

Este projeto, do SENAR-RS, foi criado para despertar nas produtoras rurais o interesse pelo empreendedorismo, com o objetivo de descobrir potenciais, planejar e transformar a sua atividade rural em um negócio rentável. Dessa forma, são considerados fatores como:

. A força feminina para traspor barreiras no campo e na cidade, visando superar desafios para conquistar espaços e ampliar suas oportunidades pessoais e profissionais;
. Conhecimentos de administração na atividade rural.

Estão abertas duas turmas, sendo uma na Linha São Luiz (nesta quarta-feira, 15) e outra no Alto Cerro Branco (nesta quinta, 16). Ao todo, serão realizados cinco encontros em cada localidade, sob a mentoria de Marco Flores.

3) Curso de Derivados da Mandioca

O curso de Derivados da Mandioca do SENAR-RS tem o objetivo de qualificar os participantes para a produção de uma variedade de pratos originários da mandioca.

A intenção é proporcionar novas perspectivas de geração de emprego e renda para famílias do município de Cerro Branco.

Realizado na Padaria Comunitária com o instrutor Marco Flores.

4) Curso de Gestão Rural - Básico

Esse curso tem por finalidade mostrar a importância de gerir seu próprio negócio, trazendo conhecimento geral sobre o que sua propriedade pode produzir e lucrar.

Abrange as seguintes disciplinas: Características do Setor Rural, Cadeias Produtivas, Gestão Rural, Fatores de Produção, Políticas Agrícolas, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Sucessão Familiar, Custos de Produção - Exercício/ Planilha de Cálculos.

5) Curso de Artesanato de Material Reciclado

Confecção de vários trabalhos com diferentes técnicas, utilizando papelão, garrafas de vidro, garrafas pet, jornal, caixas de leite, retalhos de tecidos e outros materiais.

Instrutora Zelia Kauffmann.

Saiba mais

Ficou interessado (a)? Entre em contato com a Prefeitura Municipal ou procure a SMDS pelo fone (51) 3725 1203 ou pelo endereço, na Rua Henrique Hubner, nº 164 (anexo ao Centro de Múltiplo Uso Chico Streck).

Cursos de capacitação objetivam o desenvolvimento de agricultores e produtores rurais do município. Foto: Prefeitura Municipal de Cerro Branco/ Divulgação
Foto: Prefeitura Municipal de Cerro Branco/ Divulgação