.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda-Feira a Sexta-Feira das 7:45 às 11:45 e das 13:00 às 17:00 Horas

Educação - Sexta-feira, 03 de Março de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Alunos iniciam ensino técnico na EFASOL em Vale do Sol

O transporte dos cinco alunos é cedido pela Prefeitura Municipal, com retorno programado para esta sexta-feira (3). Iniciativa é feita em parceria entre a SME e famílias


Alunos iniciam ensino técnico na EFASOL em Vale do Sol

TÉCNICO AGRÍCOLA | A Secretaria Municipal da Educação (SME) encaminhou cinco alunos para o início das atividades na Escola Família Agrícola de Vale do Sol (EFASOL), em Vale do Sol (RS). Os jovens cerro-branquenses completam a turma de 1°ano B, tendo a turma de 2° ano como anfitriã. 

 

São eles: Ana Carolina Beber, da Linha São Pedro, Davi de Vargas, da Linha São Pedro, Lucas Bordignon, da Linha Alta de Cima e Dailor Gustavo Golke, da Linha Pfeifer. Caio Gabriel Boer, do Alto Cerro Branco já frequenta a escola e se encontra cursando o 2° ano. 

 

No momento, a EFASOL completou quatro turmas em funcionamento, totalizando 102 filhos e filhas de agricultores familiares distribuídos nos 1°, 2° e 3° anos da EFASOL em 2023. 

 

Saiba mais 

 

O transporte é cedido pela Prefeitura Municipal, se deslocando a cada 14 dias até a cidade, com saída na última quarta-feira (1º) e retorno programado para esta sexta-feira (3). 

 

Para que os estudantes cheguem à escola, principalmente os que moram no meio rural, até mesmo em locais de difícil acesso, a condução é mediada através de uma parceria entre as famílias e a SME. 

 

Conheça a AEFASOL 

 

A AEFASOL está localizada na comunidade de Linha Formosa, no interior do município de Vale do Sol. Trata-se de um estabelecimento de Ensino Médio e Técnico em Agricultura, que vivencia de forma teórica e metodologicamente a Pedagogia da Alternância. 

 

Conforme Diego Teixeira de Oliveira, Tecnólogo em Desenvolvimento Rural, a EFASOL é uma possibilidade de educação voltada especialmente para a juventude do campo. "Os jovens permanecem por uma semana junto à sua família e outra na escola, interagindo e construindo conhecimentos nesse processo de aprendizagem mútuo", explica. 

 

Essa é uma associação sem fins lucrativos e é filiada à Associação Gaúcha Pró Escolas Famílias Agrícolas (AGEFA) e ao restante da estrutura das Escolas Famílias Agrícolas (EFA's). Sua gestão é feita pelas famílias de agricultores que os jovens estudam na instituição. 

 

A EFASOL tem a sua formação em dois espaços: na Escola Municipal São João Batista, com biblioteca, sala de aula, laboratório de química e ginásio de esportes, especialmente no turno da manhã. Nos outros períodos (tarde e noite), é utilizada uma escola estadual, onde se dispõe de toda a infraestrutura de internato, refeitório, salas de aula e área agrícola experimental. 

 

* Com informações da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG-RS). 

 

Texto: Gabriel Rodrigues 

Edição: Assessoria de Gabinete

323 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cerro Branco - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.