.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda-Feira a Sexta-Feira das 7:45 às 11:45 e das 13:00 às 17:00 Horas

Saúde - Quinta-feira, 30 de Março de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Cerro Branco debate sobre SUS na 9ª Conferência Municipal da Saúde

Durante o evento, foram eleitos quatro delegados titulares que irão representar os interesses do município de Cerro Branco na Conferência Estadual de Saúde. Eleitos pertencem aos segmentos de gestão pública, trabalhadores da saúde e usuários; assista


Cerro Branco debate sobre SUS na 9ª Conferência Municipal da Saúde

CONFERÊNCIA DA SAÚDE | Na manhã desta quarta-feira (29), a Prefeitura Municipal de Cerro Branco, através da Secretaria de Saúde, realizou a 9ª Conferência Municipal Saúde, reunindo autoridades de saúde, representantes de governo e usuários no Centro de Múltiplo Uso Chico Streck. 

 

A conferência, que tem como tema central "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, marca a etapa preparatória à 9ª Conferência Estadual de Saúde e à 17ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada de 2 a 5 de julho de 2023 pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), juntamente com o Ministério da Saúde. 

 

Desse modo, objetiva elencar as prioridades na execução das políticas públicas a partir da análise situacional municipal e regional. Além de discutir os desafios, caminhos e propostas de melhorias do Sistema Único de Saúde (SUS), maior política de inclusão social do Brasil. 

 

O evento, que acontece a quatro anos, marca a etapa preparatória à 9ª Conferência Estadual de Saúde e à 17ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada de 2 a 5 de julho de 2023 pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), juntamente com o Ministério da Saúde.

 

Na oportunidade, foram eleitos quatro delegados titulares, dividindo-se em três categorias: gestores (governo), trabalhadores da saúde e representantes dos usuários, conforme fixado na composição do CNS. Os titulares irão representar os interesses do município de Cerro Branco na Conferência Estadual de Saúde, que deve ocorrer em maio.

 

Confira os nomes eleitos: 

 

Gestores (governo) 

 

Titular: Ivancur Seckler (vice-prefeito e secretário da Saúde); 

Suplente: Alzira Rosane R. Beskow (secretária de Desenvolvimento Social). 

 

Trabalhadores da saúde 

 

Titular: Aline Souto (nutricionista); 

Suplente: Márcia Machado Rediske (agente comunitária de saúde). 

 

Usuários 

 

Titulares: Késia Taissa Pfaff Milbradt e Itiane Diehl de Franceschi (usuários); 

Suplentes: Luiz Marcirio de Oliveira e Valério Altair Karsburg. 

9ª Conferência Municipal Saúde reuniu profissionais da saúde, gestores e usuários nesta quarta-feira (29), no Centro de Múltiplo Uso Chico Streck. Fotos: Gabriel Rodrigues/ Prefeitura Municipal de Cerro Branco

Saiba mais 

 

Durante a 9ª Conferência Municipal Saúde, fizeram-se presentes a diretora de departamento geral de saúde Marta Ana Hettwer, as enfermeiras das ESFs 1 e 2, Juliana Jost e Kelly Becker, e a especialista em saúde pública, Carla Zílio. 

 

Junto, o titular da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) de Cachoeira do Sul, Júlio Lopes, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valério Karsburg, e Cláudia Cristina Radtke, coordenadora do Núcleo de Apoio à Atenção Básica (NAAB). 

 

Além da farmacêutica da 8ª CRS, Viviane Durigon, o administrador e responsável pela auditoria do SUS, Gilmar Luiz Colombelli, e alunos e professor do Colégio Estadual de Cerro Branco. 

 

Na ocasião, foi realizada a entrega de mimos às autoridades presentes. A ornamentação do espaço ficou a cargo de Marta Hettwer e Cláudia Cristina Radtke. 

Espaço ornamentado para realização do evento, que ocorre a cada quatro anos, e marca a etapa preparatória à 9ª Conferência Estadual de Saúde e à 17ª Conferência Nacional de Saúde. Fotos: Gabriel Rodrigues/ Prefeitura Municipal de Cerro Branco

Os eixos temáticos abordados na 9ª Conferência Municipal de Saúde foram: 

 

1) O Brasil que temos. O Brasil que queremos;
2) O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;
3) Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; 
4) Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.


Assista a um trecho do evento clicando neste link.
 

Texto e fotos: Gabriel Rodrigues
Edição: Assessoria de Gabinete

360 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cerro Branco - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.