.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Dados preliminares do IBGE foram apresentados durante reunião na Câmara de Vereadores. Queda registrada no índice populacional é de 14,6% em comparação a 2010, quando foi realizada última análise; saiba mais
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou os dados preliminares do Censo 2022 durante reunião de planejamento e acompanhamento (REPAC) às autoridades competentes. A pesquisa apontou 3800 mil moradores em Cerro Branco, registrando uma queda de 654 pessoas (14,6%) em comparação à última análise realizada em 2010, quando foram contabilizados 4454 mil residentes.
Durante a reunião, conduzida pelo coordenador de área do IBGE, Diogo César Fortes, com apoio do agente censitário supervisor, Cristian Matte, na última quarta-feira (29), na Câmara de Vereadores, foram apresentadas informações estatísticas sobre domicílios e população, apuradas entre junho de 2022 e fevereiro de 2023.
Os dados preliminares
Em 2010 foram recenseados 1805 domicílios. Em 2022 foram recenseados 2065 domicílios, conforme abaixo:
Domicílios apurados
Particulares permanentes ocupados - total (coleta presencial, internet e telefone): 1582;
Particulares permanentes ocupados - entrevistados (coleta presencial, internet e telefone): 1580;
Particulares permanentes ocupados - sem entrevista realizada (morador ausente, recusa, agendado, internet sem entrevista, etc.): 2;
Particulares improvisados ocupados entrevistados: 2;
Particulares permanentes vagos: 391;
Particulares permanentes de uso ocasional: 89;
Coletivos: 1.
Dados de população
Censo Demográfico 2010
População recenseada - total 4454;
Média de moradores por domicílio - total 2,79.
Censo Demográfico 2022 (apurado)
População recenseada - total 3800;
Média de moradores por domicílio - total 2,4.
População preliminar do Censo Demográfico 2022 em 25/12: 3803.
Fonte: IBGE Cachoeira do Sul
Déficit populacional
Durante a exposição dos resultados, Diogo César Fortes destacou a tendência de diminuição da população na Metade Sul do Rio Grande do Sul, especialmente na zona rural do Estado – com exceção de municípios como Sobradinho, Santa Maria, Santa Cruz do Sul e Lajeado.
A secretária Rosane Beskow chamou atenção sobre a evasão do campo e falou sobre a importância da implementação de políticas públicas que visam incentivar a permanência do jovem no campo e colaborar para o desenvolvimento da agricultura – uma das principais fontes econômicas do município.
Augusto Priebe salientou o impacto dos números na arrecadação do município e Ana Cláudia Kasburger falou sobre a importância destes dados para mapear a população com deficiência e fornecer assistência e melhores condições de vida a esse grupo.
Outro dado que chama atenção do coordenador de área do IBGE é o número de domicílios particulares permanentes vagos (sem uso) na cidade, sendo 391 unidades.
Saiba mais
O Censo 2022, realizado a cada 10 anos em municípios de todo o país, foi desenvolvido em Cerro Branco através de uma equipe de seis funcionários, incluindo supervisores e recenseadores.
Para efetuar a pesquisa, o município foi dividido em 12 setores, sendo oito rurais e quatro urbanos, desempenhada de forma informatizada com dispositivo móvel de coleta. Os dados preliminares mostram uma posição (um retrato) dos dados, na data em que foi publicado.
O evento contou com a presença dos secretários de Desenvolvimento Social, Rosane Beskow, e de Obras, Charles Petermann, e da coordenadora do CRAS, psicóloga Ana Cláudia Kasburger. Representando a Secretaria Municipal de Administração, o agente administrativo Davi Melchior, o chefe do escritório da Emater de Cerro Branco Hanei Bredow, e o presidente do Sindicato dos Agricultores, Augusto Priebe.
Os servidores habilitados pertencem à unidade do IBGE de Cachoeira do Sul (RS), que cobre 14 municípios da região, incluindo Cerro Branco.
Curiosidade
O Censo contribui para obter as tendências de nascimentos e mortes para a elaboração de estimativas populacionais; conhecer a população residente, de modo a embasar a formulação de políticas públicas; subsidiar a distribuição da verba federal de acordo com a população de cada cidade; balizar pesquisas acadêmicas, levantamentos jornalísticos e estratégias da iniciativa privada.
Texto: Gabriel Rodrigues
Edição: Assessoria de Gabinete
.
.
.
.