DIVERSOS - Sexta-feira, 31 de Março de 2023

Prévia do Censo 2022 aponta 3,8 mil moradores em Cerro Branco

Dados preliminares do IBGE foram apresentados durante reunião na Câmara de Vereadores. Queda registrada no índice populacional é de 14,6% em comparação a 2010, quando foi realizada última análise; saiba mais

Prévia do Censo 2022 aponta 3,8 mil moradores em Cerro Branco

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou os dados preliminares do Censo 2022 durante reunião de planejamento e acompanhamento (REPAC) às autoridades competentes. A pesquisa apontou 3800 mil moradores em Cerro Branco, registrando uma queda de 654 pessoas (14,6%) em comparação à última análise realizada em 2010, quando foram contabilizados 4454 mil residentes.

Durante a reunião, conduzida pelo coordenador de área do IBGE, Diogo César Fortes, com apoio do agente censitário supervisor, Cristian Matte, na última quarta-feira (29), na Câmara de Vereadores, foram apresentadas informações estatísticas sobre domicílios e população, apuradas entre junho de 2022 e fevereiro de 2023.

Os dados preliminares

Em 2010 foram recenseados 1805 domicílios. Em 2022 foram recenseados 2065 domicílios, conforme abaixo:

Domicílios apurados

Particulares permanentes ocupados - total (coleta presencial, internet e telefone): 1582;

Particulares permanentes ocupados - entrevistados (coleta presencial, internet e telefone): 1580;

Particulares permanentes ocupados - sem entrevista realizada (morador ausente, recusa, agendado, internet sem entrevista, etc.): 2;

Particulares improvisados ocupados entrevistados: 2;

Particulares permanentes vagos: 391;

Particulares permanentes de uso ocasional: 89;

Coletivos: 1.

Dados de população

Censo Demográfico 2010

População recenseada - total 4454;

Média de moradores por domicílio - total 2,79.

Censo Demográfico 2022 (apurado)

População recenseada - total 3800;

Média de moradores por domicílio - total 2,4.

População preliminar do Censo Demográfico 2022 em 25/12: 3803.

Fonte: IBGE Cachoeira do Sul

Dados preliminares do Censo 2022 foram apresentados durante reunião na última quarta (29) Câmara de Vereadores. Fotos: Gabriel Rodrigues/ Prefeitura Municipal de Cerro Branco

Déficit populacional

Durante a exposição dos resultados, Diogo César Fortes destacou a tendência de diminuição da população na Metade Sul do Rio Grande do Sul, especialmente na zona rural do Estado – com exceção de municípios como Sobradinho, Santa Maria, Santa Cruz do Sul e Lajeado.

A secretária Rosane Beskow chamou atenção sobre a evasão do campo e falou sobre a importância da implementação de políticas públicas que visam incentivar a permanência do jovem no campo e colaborar para o desenvolvimento da agricultura – uma das principais fontes econômicas do município.

Augusto Priebe salientou o impacto dos números na arrecadação do município e Ana Cláudia Kasburger falou sobre a importância destes dados para mapear a população com deficiência e fornecer assistência e melhores condições de vida a esse grupo.

Outro dado que chama atenção do coordenador de área do IBGE é o número de domicílios particulares permanentes vagos (sem uso) na cidade, sendo 391 unidades.

Saiba mais

O Censo 2022, realizado a cada 10 anos em municípios de todo o país, foi desenvolvido em Cerro Branco através de uma equipe de seis funcionários, incluindo supervisores e recenseadores.

Para efetuar a pesquisa, o município foi dividido em 12 setores, sendo oito rurais e quatro urbanos, desempenhada de forma informatizada com dispositivo móvel de coleta. Os dados preliminares mostram uma posição (um retrato) dos dados, na data em que foi publicado.

O evento contou com a presença dos secretários de Desenvolvimento Social, Rosane Beskow, e de Obras, Charles Petermann, e da coordenadora do CRAS, psicóloga Ana Cláudia Kasburger. Representando a Secretaria Municipal de Administração, o agente administrativo Davi Melchior, o chefe do escritório da Emater de Cerro Branco Hanei Bredow, e o presidente do Sindicato dos Agricultores, Augusto Priebe.

Os servidores habilitados pertencem à unidade do IBGE de Cachoeira do Sul (RS), que cobre 14 municípios da região, incluindo Cerro Branco.

Coordenador de área do IBGE, Diogo César Fortes, salientou tendência de diminuição da população na Metade Sul do RS. Foto: Gabriel Rodrigues/ Prefeitura Municipal de Cerro Branco

Curiosidade

O Censo contribui para obter as tendências de nascimentos e mortes para a elaboração de estimativas populacionais; conhecer a população residente, de modo a embasar a formulação de políticas públicas; subsidiar a distribuição da verba federal de acordo com a população de cada cidade; balizar pesquisas acadêmicas, levantamentos jornalísticos e estratégias da iniciativa privada.