.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda-Feira a Sexta-Feira das 7:45 às 11:45 e das 13:00 às 17:00 Horas

Educação - Terça-feira, 04 de Abril de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

SAEE presta atendimento a alunos com necessidades especiais

Núcleo coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) acolhe alunos com necessidades especiais de aprendizagem, transtornos ou com deficiências encaminhados pelas escolas e professores do município. Saiba como funciona


SAEE presta atendimento a alunos com necessidades especiais

EDUCAÇÃO ESPECIAL | Abril é colorido de azul devido à campanha de conscientização mundial sobre o autismo. Alunos com transtorno do espectro autista (TEA), bem como outras condições específicas, requerem uma atenção especial, sobretudo no âmbito educacional. 

 

Por esse motivo, a Secretaria Municipal de Educação (SME) conta com a Sala de Atendimento Educacional Especializado (SAEE), criada para atender alunos com necessidades especiais de aprendizagem, transtornos ou com deficiências no desenvolvimento cognitivo, afetivo e emocional que influenciam na aprendizagem integral dos estudantes. 

 

Este departamento é responsável por receber alunos encaminhados pela escola que estão matriculados e pelos professores. É preenchida uma ficha com a descrição do desenvolvimento do aluno e encaminhada à SAEE. A família também recebe acompanhamento dos profissionais. 

Sala de Atendimento Educacional Especializado (SAEE) recebe alunos com necessidades especiais das escolas do município. Foto: Gabriel Rodrigues/ Prefeitura Municipal de Cerro Branco

Atendimento 

 

O atendimento funciona no turno imerso às aulas e é agendado com atendimento de aproximadamente uma hora do profissional da área que necessita de apoio. 

 

As profissionais de diferentes áreas de atuação, incluindo psicologia, fonoaudiologia e psicopedagogia, realizam avaliações dos alunos a cada seis meses nas turmas das escolas municipais e estadual junto ao professor. 

 

Dessa forma, prestam acompanhamento e encaminhamento para a SAEE ou para outros núcleos de atendimento especializado, bem como através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em casos que o aluno necessita de um laudo para neuropediatra. 

 

A equipe 

 

São três profissionais que atuam na SAEE – a psicóloga Michele de Barros Correa, fonoaudióloga Marcela Forgiarini Morisso e a psicopedagoga (ex-servidora), Andréa Aparecida de Carvalho Wagner. 

Equipe da SAEE: a psicóloga Michele Correa (à esq.), fonoaudióloga Marcela Forgiarini Morisso (à dir.) e a psicopedagoga (ex-servidora), Andréa de Carvalho Wagner (ao centro). Foto: Gabriel Rodrigues/ Prefeitura Municipal de Cerro Branco

O núcleo é coordenado pela secretária de Educação, Stela Lawall, pela coordenadora pedagógica Diênifer Züge, com apoio das direções das escolas do município e estado. 

 

Escola de Pais 

 

Está previsto pela SME para este ano a criação de um grupo de apoio para pais e responsáveis de alunos, chamado Escola de Pais. 

 

As reuniões serão conduzidas pela psicóloga titular, onde serão abordados temas relacionados à escola, família e comunidade, com o objetivo de dar suporte e auxiliar em problemas do cotidiano. 

Sala está situada junto ao prédio da Secretaria Municipal de Educação, no Centro. Foto: Gabriel Rodrigues/ Prefeitura Municipal de Cerro Branco

Contato 

 

Endereço: adjunto ao prédio da Secretaria Municipal de Educação (SME), nº 570, na Avenida Doze de Maio - Centro; 

Telefone: (51) 3725 1190.

 

Texto: Gabriel Rodrigues
Edição: Assessoria de Gabinete

449 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cerro Branco - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.