Saúde - Segunda-feira, 10 de Abril de 2023

Grupo auxilia no combate ao tabagismo em Cerro Branco

Inscrições para o Grupo de Apoio ao Tabagismo estão abertas até esta segunda-feira (10), nos dois postos de saúde do município. A avaliação médica será realizada amanhã (11), com o médico clínico geral Everton Wouters Vieira, no ESF1

Grupo auxilia no combate ao tabagismo em Cerro Branco

Em Cerro Branco, interessados em parar de fumar podem contar com tratamento na rede municipal de saúde, com grupos de apoio de combate ao tabagismo.

As inscrições para o Grupo de Apoio ao Tabagismo estão abertas até esta segunda-feira (10), e podem ser feitas nos dois postos de Estratégia Saúde da Família (ESF) do município, com Cláudia Radtke (unidade 1) e Kelly Becker (unidade 2). A avaliação médica será realizada nesta terça-feira (11), no turno da manhã, com o médico clínico geral Everton Wouters Vieira, no ESF1.

O programa consiste em 12 encontros, sessões estruturadas e de manutenção, com o objetivo de auxiliar o tabagista no processo de cessar o hábito de fumar. O município disponibiliza medicamento, adesivos e práticas integrativas e complementares para auxiliar no processo.

Uma equipe multidisciplinar complementa o tratamento com consultas individuais, momento no qual pode ser detectada a necessidade do uso de medicamentos.

Saiba como participar

Após o cadastro, a unidade de saúde receberá a informação de que há pessoas que desejam parar de fumar naquela área de abrangência. Será feito contato com o usuário para agendar consulta de avaliação.

Quem quiser obter informações a respeito do tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município deve procurar a unidade de saúde de referência.

Saiba mais

O Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) articula a Rede de tratamento do tabagismo no SUS, o Programa Saber Saúde, as campanhas e outras ações educativas e a promoção de ambientes livres da fumaça do tabaco.

Portanto, tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil.

A expectativa é de que o controle do tabagismo possa contribuir para prevenir e/ou evitar 45% das mortes por doença coronariana, 85% das mortes por doenças respiratórias crônicas, 25% das mortes por doença cérebro-vascular e 30% das mortes por câncer.