Saúde - Segunda-feira, 10 de Abril de 2023

Campanha de vacinação contra a gripe influenza começa hoje (10)

Nesta primeira etapa, a vacinação será aberta ao público prioritário no ESF 1 de Cerro Branco, facilitando o acesso ao imunobiológico. Veja se você faz parte do público-alvo

Campanha de vacinação contra a gripe influenza começa hoje (10)

CONTRA A GRIPE | Inicia nesta segunda-feira (10) a campanha de vacinação contra gripe influenza. A estratégia este ano está recomendada como de etapa única, ou seja, sem o escalonamento dos grupos elegíveis.

Nesta primeira etapa, a vacinação será aberta ao público prioritário na primeira unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF 1) de Cerro Branco, facilitando o acesso ao imunobiológico, e posteriormente a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) irá divulgar novas orientações.

O público-alvo são pessoas com 60 anos ou mais, crianças com mais de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, gestantes e puérperas.

Também serão atendidos com prioridade os seguintes grupos:

Trabalhadores da saúde;
Professores;
Povos indígenas;
Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo e portuários;
Forças armadas, de segurança e salvamento;
População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários das crianças, gestantes, puérperas, pessoas com 60 anos ou mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde.

Dia D em 6 de maio

Junto ao Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/RS), a SES pactuou a realização no Estado do Dia D da campanha em 6 de maio.

Na data, haverá postos extraordinariamente abertos para a vacinação. Nacionalmente, o Ministério da Saúde não estipulou essa data de mobilização, cabendo aos estados essa definição.

Queda nas coberturas nos últimos anos

O Rio Grande do Sul (assim como os demais estados) tem registrado uma diminuição na procura pela vacina contra a gripe influenza. Nos último cinco anos, apenas em 2020 foi alcançada a meta de ao menos 90% de cobertura, sendo que o ano passado foi o de menor índice na série histórica.

Ano - Cobertura vacinal Influenza

2022 – 65,2%

2021 – 79,3%

2020 – 93,5%

2019 – 87,2%

2018 – 86,3%

A influenza e a vacina

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. Os sintomas podem ser confundidos com os da covid-19.

A vacina usada na campanha é composta por três tipos de cepas do vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B). Para adultos, o esquema é de dose única anual. Crianças abaixo dos 9 anos de idade, se estiverem fazendo a imunização para a gripe pela primeira vez, fazem duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas.

Ela pode ser aplicada na mesma ocasião de outras vacinas, inclusive junto da vacina contra a covid-19.

Vacinação estará disponível à população cerro-branquense nos dois postos de saúde a partir desta segunda (10). Arte: Governo do Estado do RS (adaptado pela Prefeitura Municipal de Cerro Branco)/ Divulgação

Os números

Casos de SRAG* por influenza no RS

Comparação 2022 e 2023 (até 13ª semana de cada ano)

Casos: 27 (16 por Influenza A, 10 por Influenza B e um sem informação)

Óbitos: 1 (Influenza A)

Casos: 293 (todos por Influenza A)

Óbitos: 48 (todos por Influenza A)

2022 (janeiro a dezembro)

Casos: 836 (832 por Influenza A e 4 Influenza B)

Óbitos: 136 (todos por Influenza A)

* SRAG: hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Observação: dados de 2023 ainda são parciais visto que as ocorrências ainda podem estar por serem notificadas ou o caso ainda não evoluiu para hospitalização (já que o registro é por data de início dos sintomas).

* Com informações da SES.

1956 Visualizações