Educação - Quinta-feira, 13 de Abril de 2023

PSE 2023 dá a largada nas escolas do município

Nesta quinta-feira (13), as atividades seguem no Colégio Estadual de Cerro Branco em turno integral. Ações de promoção à saúde ocorrem de 12 de abril a 17 de agosto, e também serão realizadas nas escolas Carlos Muller e David Unfer; confira a programação

PSE 2023 dá a largada nas escolas do município

EDUCAÇÃO EM SAÚDE | A Secretaria Municipal de Educação (SME) iniciou nesta quarta-feira (12) o Programa Saúde na Escola (PSE) na rede municipal e estadual de ensino. Essa é uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O cronograma de atividades do PSE é dividido em quatro eixos temáticos, sobre alimentação saudável e prevenção da obesidade, saúde ambiental, promoção da atividade física e prevenção de doenças negligenciadas.

A palestra inaugural ocorre na escola Augusto Schultz durante a manhã e a tarde de hoje, sob a responsabilidade dos servidores/ profissionais Aline Ruscher Souto (nutricionista), Lurdes Böck e Silvane Pfaf (agentes comunitárias de saúde). Foram abordadas temáticas como a promoção da cultura de paz e direitos humanos, verificação da situação vacinal e saúde bucal.

Na ocasião, também foram anotadas nas cadernetas as crianças com vacinas em atraso, solicitando que os pais compareçam à sala de vacinas para regularização. A dentista Denise Saueressig com apoio da auxiliar de saúde bucal Taís Schroeder e da agente comunitária de saúde Márcia Rediske realizaram teatro de fantoches para os alunos do pré ao terceiro ano.

Ações do PSE 2023 iniciaram na escola Augusto Schultz nesta quarta (12), envolvendo equipe multidisciplinar. Fotos: Prefeitura Municipal de Cerro Branco/ Divulgação

O dentista Gabriel Ribeiro e Taís Schroeder, com auxílio de Márcia Rediske e da agente comunitária de saúde Angélica Luciana Porto, realizaram a escovação supervisionada com entrega dos kits de saúde bucal e avaliação odontológica com classificação de prioridades.

Além disso, Cláudia Radtke fez a apresentação do programa aos pais, explicando as 13 ações que serão desenvolvidas e quais participarão de cada uma delas. O médico clínico geral Luciano Sanson veio orientar sobre as doenças negligenciadas e contou com a ajuda da atendente de farmácia Márcia Pettermann. A nutricionista Daniela Teichmann realizou uma atividade sobre educação alimentar.

Aline Souto, Lurdes Böck e Silvane Pfaf ainda realizaram pesagem e medição dos alunos. A técnica de enfermagem Aline Schroeter e a agente de endemias Elaine Pereira fizeram a conferência das cadernetas de vacinação.

Fique de olho

Nesta quinta-feira (13), as atividades seguem no Colégio Estadual de Cerro Branco em turno integral. As ações ocorrem de 12 de abril a 17 de agosto, e também serão realizadas nas escolas Carlos Muller e David Unfer.

Palestras abordam temas como a promoção da cultura de paz e direitos humanos, verificação da situação vacinal e saúde bucal. Fotos: Prefeitura Municipal de Cerro Branco/ Divulgação

Ficha técnica

Quem são os profissionais/ servidores responsáveis pelas atividades do PSE 2023 nas escolas de Cerro Branco:

Aline Ruscher Souto – nutricionista
Aline Schroeter – técnica de enfermagem
Elaine Pereira – agente de endemias
Lurdes Böck – Agente Comunitária de Saúde (ACS)
Silvane Pfaf – Agente Comunitária de Saúde (ACS)
Angélica Luciana Porto – Agente Comunitária de Saúde (ACS)
Gabriel Ribeiro – dentista
Denise Saueressig – dentista
Taís Schroeder – auxiliar de saúde bucal
Márcia Pettermann – atendente de farmácia
Márcia Rediske – Agente Comunitária de Saúde (ACS)
Daniela Teichmann – nutricionista
Luciano C. Sanson – médico clínico geral

Sobre o Programa Saúde na Escola (PSE)

Instituído pelo Decreto Presidencial nº 6.286/2007, o Programa Saúde na Escola (PSE) surgiu como uma política intersetorial entre os Ministérios da Saúde e da Educação, na perspectiva da atenção integral (prevenção, promoção, atenção e formação) à saúde de crianças, adolescentes, jovens e adultos do ensino público.

As diretrizes e objetivos do PSE evidenciam que mais do que uma estratégia de integração das políticas setoriais, o Programa se propõe a ser um novo desenho da política de educação em saúde, que trata a saúde e educação de forma integral e parte de uma formação ampla para a cidadania e o usufruto pleno dos direitos humanos de crianças, adolescentes e jovens.

Neste contexto, a articulação intersetorial das redes públicas de saúde e de educação e das demais redes sociais para o desenvolvimento das ações do PSE, implica mais do que ofertas de serviços num mesmo território, pois deve propiciar a sustentabilidade das ações a partir da conformação de redes de corresponsabilidade. Implica colocar em questão: como esses serviços estão se relacionando? Qual o padrão comunicacional estabelecido entre as diferentes equipes e serviços? Que modelos de atenção e de gestão estão sendo produzidos nesses serviços?

Equipe do PSE 2023 em ação nas escolas do município de 12 de abril a 17 de agosto. Fotos: Prefeitura Municipal de Cerro Branco/ Divulgação

O planejamento do PSE no município deve contemplar as seguintes ações:

1. Saúde ambiental;
2. Promoção da atividade física;
3. Alimentação saudável e prevenção da obesidade;
4. Promoção da cultura de paz e direitos humanos;
5. Prevenção das violências e dos acidentes;
6. Prevenção de doenças negligenciadas;
7. Verificação da situação vacinal;
8. Saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/IST;
9. Prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas;
10. Saúde bucal;
11. Saúde auditiva;
12. Saúde ocular;
13. Prevenção à covid-19.

Saiba mais

Em reunião com o Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) que ocorreu em fevereiro de 2023, foram elaboradas as ações, profissionais que ficariam responsáveis pelo seu desenvolvimento e também o cronograma das atividades.

Confira o cronograma completo de atividades do PSE 2023 clicando aqui.