Educação - Quinta-feira, 13 de Abril de 2023

Prefeitura de Cerro Branco reforça medidas de proteção às escolas

Parceria da Secretaria de Educação com a MPRS de Santa Maria, Conselho Tutelar de Cerro Branco, Ministério Público e Defesa Civil de Cachoeira do Sul, garante patrulhamento e outras ações no entorno das unidades

Prefeitura de Cerro Branco reforça medidas de proteção às escolas

SEGURANÇA NAS ESCOLAS | Diante do aumento de ataques nas escolas, com suspeitas de ameaças na região e circulação de fake news, a gestão da Secretaria Municipal de Educação (SME) do município, juntamente com as direções das escolas municipais, elaboram um Plano de Contingência para a prevenção e enfrentamento da violência nas escolas de Cerro Branco.

A secretária da pasta, professora Stela Lawall, participou nesta quarta-feira (12) de uma reunião da Promotoria Regional de Educação de Santa Maria (MPRS), através da promotora Rosângela Correa de Rosa, e também, com o Ministério Público de Cachoeira do Sul, representado pela promotora Débora Jaeger Becker, no Fórum de Cachoeira do Sul. Além de membros da Defesa Civil de Cachoeira e do Conselho Tutelar de Cerro Branco, na presença do superintendente Edson das Neves Júnior.

Na ocasião, foram anunciadas medidas como o reforço no policiamento ostensivo através de rondas em escolas do município e região, e como a inteligência policial pode antecipar, prevenir ou monitorar atividades suspeitas de modo a evitar outros possíveis casos.

Reunião com representantes da Secretaria de Educação do município com a MPRS de Santa Maria, Conselho Tutelar de Cerro Branco, Ministério Público e Defesa Civil de Cachoeira do Sul no Fórum na manhã de hoje (13). Fotos: Prefeitura Municipal de Cerro Branco/ Divulgação

Fique por dentro

Na última terça-feira (11), a SME realizou uma reunião de pais em conjunto com a Brigada Militar na escola David Unfer, na localidade da Serraria Scheidt. O encontro oportunizou uma fala de orientação às famílias presentes sobre prevenção à violência nas escolas.

Todos esses encontros estão sendo orientados aos municípios pelos governos estadual e federal a realizarem ações e atividades para o enfrentamento a possíveis ataques ou situações de perigo como ocorreu no estado de Santa Catarina.

O Plano de Contingência irá prever todas as ações e passo a passo para o enfrentamento em situações de crise, com orientação da Defesa Civil, MPRS, Ministério Público e Brigada Militar.

Plano de Contingência prevê medidas de prevenção e enfrentamento da violência nas escolas de Cerro Branco. Foto: Gabriel Rodrigues/ Prefeitura Municipal de Cerro Branco

Algumas ações de segurança que estão em andamento no município:

1. Prestar instruções sobre o não compartilhamento de ‘fake news’ (notícias falsas) para não espalhar terrorismo na comunidade. Realizar checagem da veracidade das informações disseminadas dentro e fora das redes sociais;

2. Manter portões fechados com cadeados para não facilitar o acesso de pessoas suspeitas ou não identificadas no recinto escolar;

3. Diretores e profissionais da educação (monitores, secretários e demais servidores) devem se revezar durante a chegada, o intervalo e a saída para acompanhar os alunos em tempo integral, reforçando o olhar atento;

4. Acionar a Brigada Militar diante de qualquer movimentação suspeita. Os policiais estão fazendo rondas nas escolas e estão em prontidão para qualquer chamada ou suspeita;

5. Aconselhar as famílias a acompanharem as redes sociais dos filhos e monitorar o conteúdo que eles estão consumindo, além de conferir as mochilas;

6. Construir um Plano de Contingência para situações de perigo, envolvendo ataques em escolas (monitorar alunos, detectar a presença de armas, fomentar canais de escuta, e outros), fenômenos e desastres naturais (como vendavais, enxurradas e outros), em convênio com a Defesa Civil e orientação do Ministério Público.