Educação - Sexta-feira, 14 de Abril de 2023

PSE 2023 debate saúde na Escola Estadual de Cerro Branco

Atividades envolveram 236 alunos nos três turnos desta quinta (13). Equipe multidisciplinar abordou temáticas como alimentação saudável, prevenção da obesidade e doenças negligenciadas, situação vacinal e saúde bucal; confira programação

PSE 2023 debate saúde na Escola Estadual de Cerro Branco

SAÚDE NA ESCOLA | A segunda rodada de ações do Programa Saúde na Escola (PSE) 2023 ocorreu durante esta quinta-feira (13) no Colégio Estadual Cerro Branco, onde serão realizadas atividades que contemplam as 13 ações preconizadas pelo programa.

Este foi o primeiro dos quatro encontros previstos pelo cronograma de atividades que têm o objetivo de contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Durante o evento que se estendeu durante os três turnos, a coordenadora do PSE, Cláudia Radtke, apresentou o programa aos pais e falou sobre as ações que serão desenvolvidas no decorrer do ano de 2023. As ações desenvolvidas na Colégio Estadual de Cerro Branco envolveram 236 alunos.

Segundo dia de ações do PSE 2023 envolveu 236 alunos do Colégio Estadual. Fotos: Prefeitura Municipal de Cerro Branco/ Divulgação

Neste primeiro dia na escola foram desenvolvidas quatro ações:

Alimentação saudável e prevenção da obesidade: a nutricionista Daniela Teichmann falou sobre a importância de se fazer escolhas alimentares adequadas, priorizando o consumo de frutas, verduras e legumes, evitando o consumo de açúcares, produtos industrializados e frituras.

Na mesma oportunidade, a nutricionista Aline Souto com o auxílio da agentes comunitárias de saúde, Silvane Pfaf e Lurdes Ribeiro, realizou a antopometria dos alunos (verificação do peso e da altura). Com base nestes resultados serão selecionadas as crianças que apresentam necessidade de acompanhamento nutricional individualizado, que será ofertado no ESF.

Prevenção das doenças negligenciadas: o médico clínico geral Luciano Sanson orientou os pais ou responsáveis sobre alguns sinais de alerta que devem ser observados no dia a dia, bem como orientações de primeiros socorros em casos de acidentes.

Verificação da situação vacinal: a vacinadora Aline Schroeter, auxiliada pela agente de endemias Elaine Pereira e pela ACS Angélica Luciana Porto, fez a conferência da caderneta de vacinação das crianças. As profissionais de saúde também enviaram bilhetes para que os pais ou responsáveis pelas crianças que estão com vacinas em atraso compareçam à sala de vacinas para regularizar a situação.

Saúde bucal: o dentista Gabriel Ribeiro fez uma apresentação aos pais e responsáveis sobre o trabalho realizado no ano de 2022 e os resultados que foram obtidos. Também orientou sobre os cuidados que os pais devem ter com a saúde bucal de seus filhos, salientando a importância da correta escovação e da escolha dos alimentos.

O Programa Saúde na Escola é desenvolvido nas escolas da rede municipal e estadual do município, através da parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação. Fotos: Prefeitura Municipal de Cerro Branco/ Divulgação

Logo mais, foi realizada a escovação supervisionada e a avaliação odontológica com a classificação de risco. Também foi realizada uma peça de teatro de bonecos que abordou a importância dos cuidados com a higiene bucal, com a participação da dentista Denise Sauressig, da ACS Márcia Rediske e da auxiliar de saúde bucal Tais Schroeder.

Agenda

As próximas ações do PSE 2023 estão previstas para ocorrer entre os dias 20 e 27 de abril e 4 de maio, nas escolas Carlos Muller, EMEI Tia Clara e David Unfer, durante a manhã e a tarde.

Saiba mais

O Programa Saúde na Escola é desenvolvido nas escolas da rede municipal e estadual do município, através da parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação. Confira a programação completa aqui.

Equipe multidisciplinar abordou temáticas como alimentação saudável, prevenção da obesidade e doenças negligenciadas, situação vacinal e saúde bucal. Fotos: Prefeitura Municipal de Cerro Branco/ Divulgação

Confira as 13 ações preconizadas pelo PSE 2023 nas escolas de Cerro Branco:

1) Saúde ambiental;
2) Promoção da atividade física;
3) Alimentação saudável e prevenção da obesidade;
4) Promoção da cultura de paz e direitos humanos;
5) Prevenção das violências e dos acidentes;
6) Prevenção de doenças negligenciadas;
7) Verificação da situação vacinal;
8) Saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/IST;
9) Prevenção ao uso de álcool, tabaco, e outras drogas;
10) Saúde bucal;
11) Saúde auditiva;
12) Saúde ocular;
13) Prevenção à covid-19 nas escolas.

Assista a um trecho da peça de teatro de bonecos sobre cuidados com a higiene bucal promovida pelo PSE no Colégio Estadual de Cerro Branco.