.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda-Feira a Sexta-Feira das 7:45 às 11:45 e das 13:00 às 17:00 Horas

Saúde - Quinta-feira, 18 de Maio de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Ministério da Saúde amplia vacinação contra a gripe para toda a população a partir dos 6 meses

Com a ampliação da campanha, o objetivo é expandir a cobertura vacinal contra a influenza antes do inverno. A medida entrou em vigor a partir desta segunda-feira (15)


Ministério da Saúde amplia vacinação contra a gripe para toda a população a partir dos 6 meses

CONTRA A GRIPE | O Ministério da Saúde recomenda a ampliação da vacinação contra a gripe para toda a população brasileira a partir dos seis meses de idade. Com a ampliação da campanha, o objetivo é expandir a cobertura vacinal contra a gripe antes do inverno, quando as infecções respiratórias tendem a aumentar. A medida entrou em vigor a partir desta segunda-feira (15). 

 

A orientação atende a pedido de estados e municípios, que podem usar as vacinas em estoque e adotar estratégias locais para operacionalizar a imunização, atendendo às realidades de cada região. "Mais de 80 milhões de doses da vacina trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan, foram distribuídas para todo o país. A meta é vacinar 90% da população", destacou o ministério, por meio de nota.

 

O Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE) destaca que Campanha de Vacinação segue atendendo os grupos prioritários: idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da Saúde, professores, pessoas com comorbidades ou deficiências e população indígena. 

 

A campanha de vacinação avança, mas é necessário que mais pessoas se protejam. A imunização é fundamental, porque reduz a carga da doença, especialmente em pessoas com problemas de saúde e idosos, prevenindo hospitalizações e mortes, além de diminuir a sobrecarga nos serviços de saúde. 

 

Proteção garantida 

 

As vacinas Influenza sazonais têm perfil de segurança excelente e, geralmente, são bem toleradas. Manifestações como dor no local da injeção são comuns e ocorrem em 15 a 20% dos pacientes, sendo benignas e geralmente resolvidas em 48 horas. 

 

Saiba mais 

 

A vacina é fabricada com vírus inativados, fragmentados e purificados, ou seja, não é capaz de induzir o desenvolvimento da doença. Além disso, a composição e a concentração de antígenos são atualizadas a cada ano, seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

 

O Ministério da Saúde reforça que o imunizante pode ser administrado simultaneamente com outras vacinas do calendário nacional. 

 

* Com informações do Ministério da Saúde (gov.br).

 

Texto: Gabriel Rodrigues
Edição: Assessoria de Gabinete

2079 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cerro Branco - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.