.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda-Feira a Sexta-Feira das 7:45 às 11:45 e das 13:00 às 17:00 Horas

Educação - Sexta-feira, 26 de Maio de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeito comparece ao Movimento pela Educação, em Restinga Sêca

Encontro promovido pela Assembleia Legislativa busca debater estratégias para o desenvolvimento do ensino no Estado e região. Prefeito também participou de movimento pela implantação da EFACENTRO/RS, em Agudo


Prefeito comparece ao Movimento pela Educação, em Restinga Sêca

O município de Restinga Sêca sediou, na manhã desta sexta-feira (26), a segunda rodada de debates do Movimento pela Educação - Vamos debater juntos, iniciativa do parlamento gaúcho que tem como propósito debater a situação e buscar novas alternativas para o ensino no Rio Grande do Sul e propor uma audiência pública sobre o Desenvolvimento Regional.

 

O prefeito de Cerro Branco Edson Lawall participou do encontro, que ocorreu na sede da Faculdade Antônio Meneghetti, no Recanto Maestro, e contou com as presenças do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Zanchi (MDB), e demais autoridades locais e estaduais. O debate foi intermediado por especialistas da Educação, professores, funcionários, diretores, pais e alunos.

 

O primeiro momento do evento foi o painel Educação para o Desenvolvimento, conduzido pelo jornalista Tulio Milman em forma de bate-papo. O debate abordou questões afetivas que envolvem o processo de aprendizagem, problemas burocráticos que travam a qualificação das escolas públicas e obstáculos sociais para o avanço da Educação à Distância.

 

Presença do vice-governador

 

Após o painel, foi a vez da palestra sobre tecnologia e práticas inovadoras em educação, proferida pelo professor da Unisinos e autor do livro A Escola do Futuro, Gustavo Borba. 

 

O evento foi encerrado com uma audiência pública sobre Desenvolvimento Regional e a entrega da Carta de Restinga Sêca ao vice-governador, Gabriel Souza.

 

Saiba mais

 

Os deputados e deputadas estão rodando o Estado, em nove grandes encontros regionais. A partir deste movimento, busca agir e propor soluções concretas para avançar. Busca conectar o ensino ao desenvolvimento, gerando oportunidades e melhores condições de vida.

 

Ao todo, o Movimento pela Educação realizará nove encontros regionais no decorrer do ano. O primeiro deles ocorreu no último dia 28, em Marau, no norte gaúcho.

 

Movimento Pró-EFA Centro

 

O prefeito Edson Lawall também participou do seminário pela implantação da EFA Centro/RS. O encontro ocorreu no último dia 18 de abril, nas dependências do Ginásio da Paróquia São Bonifácio, em Agudo.

 

Este é um movimento regional em prol da instalação de unidade da Escola Família Agrícola – EFA, na região central. É formado por agricultores e associações do setor, lideranças políticas, professores, cooperativas, representantes e ex-estudantes de EFAs, agentes de turismo, funcionários de universidades, sindicatos, EMATER e imprensa.

Integrantes da equipe do movimento Pró-EFA Centro, em Agudo. Foto: EFACENTRO/ Divulgação

Essa demanda considera que os municípios da região são essencialmente voltados ao campo, sendo essa uma possibilidade de desenvolvimento e certificação de técnico agrícola em áreas como agropecuária, sustentabilidade, agroecologia, manejo animal, agricultura e agroindustrialização e turismo. 

 

A EFA promove a formação do Ensino Médio seguindo a Base Nacional Comum Curricular estabelecida pelo Ministério da Educação, a partir da pedagogia de alternância – que promove a integração entre a escola e a comunidade, em que o aluno passa uma semana na escola e na outra em casa, aplicando os conhecimentos aprendidos.

 

Essa unidade de ensino possui área de abrangência de 15 municípios (como a de Santa Cruz do Sul e a de Vale do Sol), sendo estas, no momento: Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Nova Palma, Pinhal Grande, São José do Polêsine, Ivorá, Silveira Martins, Restinga Sêca, Formigueiro, Paraíso do Sul, Novo Cabrais, Cerro Branco, Ibarama e Lagoa Bonita do Sul.

 

* Foto de capa e informações da ALRS.

 

Texto: Gabriel Rodrigues
Edição: Assessoria de Gabinete

530 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cerro Branco - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.