Cultura - Sexta-feira, 16 de Junho de 2023

Cerro Branco recebe recursos de incentivo à cultura de mais de R$ 160 mil

Município foi contemplado com verbas provenientes do edital SEDAC 03/2023 e da Lei Paulo Gustavo para promoção de eventos culturais e investimento no audiovisual; confira a agenda cultural

Cerro Branco recebe recursos de incentivo à cultura de mais de R$ 160 mil

A Cultura de Cerro Branco comemora o recebimento de dois recursos que somam R$ 160.282,63, valor que será destinado para a realização da Fest Feira 2024 e em projetos audiovisuais, os quais fomentam os setores econômicos e a preservação do patrimônio cultural do município.

Os recursos que integrarão o caixa municipal são oriundos das esferas estadual e federal, sendo R$ 98.640,14 do edital 03/2023 da Secretaria de Estado da Cultura do RS (Sedac), do Fundo de Apoio à Cultura - FAC/RS, e R$ 61.642,49 da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022), do Fundo Nacional da Cultura (FNC), criado pela Lei 8.313/1991, a Lei Rouanet.

Fest Feira 2024

Nesta quinta-feira (15), o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) promoveu uma reunião com membros que representam o poder público e sociedade civil para debater a realização da próxima edição da Fest Feira, tradicional evento que reúne expositores de agroindústrias familiares. O Conselho é responsável pela elaboração do Plano de Trabalho, que define todas as metas e objetivos a serem executados para a fase de seleção do projeto.

O edital SEDAC 03/2023 tem por objeto executar coinvestimento com recursos do Fundo de Apoio à Cultura - FAC/RS junto aos municípios do Estado do Rio Grande do Sul, que possuam Sistemas Municipais de Cultura implementados, para a realização de projetos de eventos culturais populares, através da celebração de convênios.

Considera-se “evento cultural popular” as celebrações, festivais, atividades festivas e comemorativas, por meio de diferentes manifestações culturais e artísticas.

Membros que compõem o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) de Cerro Branco:

Poder público

. Scheila Mara Fritz (Secretária Municipal de Desporto, Turismo e Cultura);
. Sônia Quoos (Secretaria Municipal de Educação);
. Dineia Anneter (Gabinete do Prefeito);
. Willian Henrique Elesbão (Gabinete do Prefeito);
. Tassiana Beskow (Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente).

Sociedade civil

. Ana Paula Moreira (prestadores de serviços na área da cultura);
. Olibio Priebe (prestadores de serviços na área da cultura);
. Marlisa Ione Follmer (representante de usuários da cultura);
. Cristiane Sabin (representante dos trabalhadores da área da cultura);
. Franklin Guilherme Pape (representante dos trabalhadores da área da cultura).

Projetos audiovisuais

A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022) dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da covid-19.

Ela prevê o repasse de R$ 3,862 bilhões a estados, municípios e ao Distrito Federal para aplicação em ações de fomento ao setor cultural. O prazo para cadastro do Plano de Ação na Plataforma do Governo Federal vai até 11 de julho.

O município discute ideias e levará ao conhecimento, apreciação e contribuição da sociedade civil, através de Conferência de Cultura que será marcada em breve.

Agenda cultural

Acontece na tarde desta sexta-feira (16) a reunião da Secretaria de Desporto para tratativa do Campeonato Municipal de Bocha, na Câmara Municipal de Vereadores de Cerro Branco. O encontro tratará sobre a organização do evento junto com os participantes praticantes da modalidade. Na manhã de ontem (15) ocorreu a reunião do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), na sede da Secretaria de Desporto.

Conselho Municipal de Política Cultural durante reunião nesta quinta (15) na sede da Secretaria de Desporto. Foto: Prefeitura Municipal de Cerro Branco/ Divulgação

No último dia 8 de junho (feriado municipal), a secretária de Desporto, Scheila Fritz recebeu a diretoria da Rota dos Dinossauros, com representantes da região, na Pousada da Tia Lili, parceira do município que acomoda os viajantes.

A reunião tratou de ajustes e atualizações da rota clicloturística, a qual Cerro Branco faz parte há pouco mais de um ano, junto de outros municípios da Região Central e Centro-Serra do Rio Grande do Sul, que formam a União dos Municípios do Circuito Paleontológico, sendo estes: Candelária, Cerro Branco, Paraíso do Sul, Agudo, Dona Francisca, São João do Polêsine, Ibarama e Lagoa Bonita do Sul.

Reunião com a diretoria da Rota dos Dinossauros ocorreu no último dia 8, na Pousada da Tia Lili. Foto: Prefeitura Municipal de Cerro Branco/ Divulgação

O trajeto tem uma distância total de 327 quilômetros, passando por estradas rurais, museus paleontológicos e locais com réplicas de animais pré-históricos e onde foram encontrados fósseis como sítios, cascatas, grutas e outros pontos turísticos. A sugestão é que a rota seja percorrida em 7 dias. O ciclista recebe um carimbo no passaporte em cada ponto de parada.

Vídeo mostra caminhos da Rota dos Dinossauros no município e região. Clique para assistir.

Texto e arte: Gabriel Rodrigues