Saúde - Segunda-feira, 19 de Junho de 2023

Junho Vermelho: Saúde mobiliza doadores de sangue no HCB

Na próxima semana, 20 cerro-branquenses farão doação voluntária de sangue no Hospital de Cachoeira do Sul, unidade de referência regional. Prefeitura cederá transporte gratuito aos doadores já habilitados nas ESFs 1 e 2

Junho Vermelho: Saúde mobiliza doadores de sangue no HCB

DOAÇÃO DE SANGUE | No Junho Vermelho, mês de conscientização para a doação de sangue, a Prefeitura Municipal de Cerro Branco, através de uma parceria da Secretaria de Saúde com o Hospital de Caridade e Beneficência (HCB), mobilizou a comunidade para participar da campanha que objetiva a manutenção do estoque abastecido, salvando vidas.

Nas próximas segunda e terça-feira, dias 26 e 27, uma van levará 20 pacientes (10 por dia) já cadastrados na ESF 2 e ESF 1, respectivamente, com destino ao Banco de Sangue do HCB de Cachoeira do Sul para proceder com a coleta no turno da manhã. O transporte será cedido pela Prefeitura Municipal gratuitamente aos doadores, buscando e levando a domicílio.

Conforme o vice-prefeito e secretário de Saúde, Ivan Seckler, as agentes comunitárias de saúde (ACS) realizaram os convites aos munícipes para participarem da campanha de doação de sangue durante as visitas domiciliares de rotina, encaminhando os respectivos nomes dos interessados às enfermeiras das unidades de saúde.

O HCB é o hospital de referência mais próximo do município. Desta forma, a Prefeitura Municipal realiza a campanha de doação de sangue duas vezes por ano, “contribuindo para o reconhecimento do HCB como referência regional em atendimento de saúde e estimulando a solidariedade, sendo este um ato muito importante e generoso que salva vidas”.

Novos interessados podem comunicar as ACS e profissionais da saúde e/ou se cadastrar diretamente na ESF mais próxima para aguardar nova chamada. A próxima viagem para coleta de sangue deverá ser feita novamente no último trimestre do ano.

Requisitos básicos para ser doador de sangue:

. Estar em boas condições de saúde;
Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos;
Menores de 18 anos são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;
Pesar no mínimo 50 quilos (com desconto das vestimentas);
Estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas);
Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação);
Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade ou Carteira de Motorista).

Fonte: HCB

Texto e arte: Gabriel Rodrigues