Administração - Quarta-feira, 21 de Junho de 2023

Prefeito cobra reinstalação de lombada eletrônica na RSC-287

Edson Lawall pretende levar o caso à Comissão de Assuntos Municipais na Assembleia Legislativa e solicitar reinvindicação à Rota de Santa Maria. Três dias após a retirada do equipamento, um grave acidente com morte foi registrado nesta terça-feira (20)

Prefeito cobra reinstalação de lombada eletrônica na RSC-287

Consternado com o aumento da incidência de acidentes e ciente dos riscos da RSC-287, sobretudo na rota de acesso ao município de Cerro Branco, o prefeito Edson Lawall pretende levar o caso à audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais. A reunião acontecerá na próxima terça-feira (27), às 10 horas, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

Três dias após a retirada da lombada eletrônica na altura do quilômetro 157, um grave acidente foi registrado na manhã desta terça-feira (20), na rotatória que liga Novo Cabrais a Cerro Branco. A colisão entre um Chevrolet Onix e uma Ford Pampa ceifou a vida do cerro-branquense Itamar Adriano Pohlmann, de 39 anos, deixando outras quatro pessoas feridas.

Conforme o prefeito, este triste episódio evidenciou o problema da retirada do dispositivo de redução de velocidade, aumentando os riscos de acidentes no trevo que registra intensa movimentação de veículos e pedestres. A medida gerou descontentamento entre moradores e trabalhadores do município e região que circulam e transitam com frequência pelo trecho da rodovia estadual, administrado pela Concessionária Rota de Santa Maria, do Grupo Sacyr.

O local possui estação rodoviária, posto de combustível, banco, farmácia e área residencial. Com a lombada eletrônica, os motoristas eram obrigados a reduzir até 50 quilômetros por hora, sob pena de multa. Com a retirada do equipamento, não há mais obrigatoriedade de redução de velocidade. A situação preocupa a Administração Municipal, que pede providências na retomada da lombada para garantir maior segurança na RSC-287.

A reunião da Comissão de Assuntos Municipais busca tratar das notificações recebidas pelos agricultores com propriedades localizadas à margens da rodovia, solicitando a regularização dos acessos às propriedades rurais. O requerimento é proposto pelo deputado Elton Weber (PSB).

Lombada eletrônica foi desativada no trevo que liga Novo Cabrais a Cerro Branco no último sábado (17). Imagem: Google Maps/ Reprodução

Reunião na AGERGS

Em maio último, o prefeito cerro-branquense integrou a comitiva de prefeitos da região que se reuniu na sede da AGERGS, agência reguladora de serviços públicos delegados do Estado, para propor uma solução para as dificuldades enfrentadas pelos motoristas e população que circula e vive no entorno da via. O grupo foi liderado pelo deputado estadual Edivilson Brum (MDB).

Reunião com comitiva de prefeitos da região levou caso da RSC-287 à AGERGS. Foto: AGERGS/ Divulgação

Entre os problemas apresentados, estão a má conservação do trecho, a falta de resposta sobre manutenção, longos bloqueios, lentidão e congestionamentos. Os presentes foram unânimes em afirmar que a rodovia não apresenta condições de trafegabilidade e segurança.

Imagens: Google Maps/ Reprodução