Administração - Terça-feira, 27 de Junho de 2023

Prazo para o alistamento militar se encerra nesta sexta (30)

É através do alistamento que a Marinha, Exército e Aeronáutica dão início ao processo de incorporação dos novos recrutas. Cadastro pode ser feito na Junta de Serviço Militar ou via on-line; saiba como proceder

Prazo para o alistamento militar se encerra nesta sexta (30)

Os jovens do sexo masculino que completam 18 anos este ano devem ficar atentos ao prazo final para o alistamento militar obrigatório, que encerra nesta próxima sexta-feira, 30 de junho.

O Serviço Militar, além de capacitar para as Forças Armadas, é instrumento de afirmação da unidade nacional, por meio da formação do cidadão com espírito cívico, valores de solidariedade e justiça, princípios éticos e patriotismo. O cadastro está disponível e o alistamento pode ser feito presencialmente na Junta de Serviço Militar (JSM) de Cerro Branco ou via on-line, através do site www.alistamento.eb.mil.br.

Apresente os seguintes documentos: RG, CPF, certidão de nascimento, comprovante de residência, foto 3x4 e tipagem sanguínea. Após fazer o alistamento, o jovem participa da comissão de seleção, para ser designado ou não para o serviço militar.

A incorporação de jovens representantes brasileiros, de todas as classes sociais, visa ao provimento de quadros para à Marinha, ao Exército e à Aeronáutica.

O processo

O serviço militar brasileiro se divide em três etapas - o alistamento, a seleção geral e a incorporação ou matrícula - que se sucedem ao longo do ano.

É por meio do alistamento que as três Forças unificadas no âmbito do Ministério da Defesa dão início ao processo de incorporação de novos recrutas, possibilitando ao jovem a oportunidade de servir à Pátria. Com a formação de recursos humanos qualificados, as Forças Armadas garantem uma reserva para possível mobilização em caso de necessidade.

Para maiores informações, entre em contato com a Junta de Serviço Militar de Cerro Branco: (51) 9 9969 0248 (WhatsApp).

* Com informações do Ministério da Defesa (gov.br)