.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Evento elegeu quatro delegados para representar o município na fase estadual e debater sobre o SUAS. Fizeram-se presentes representantes de governo e da sociedade civil, membros de Conselhos Municipais da Pessoa com Deficiência e do Idoso e usuários
ASSISTÊNCIA SOCIAL EM DEBATE | Com o tema “Reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS): O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, aconteceu na última da sexta-feira (30) a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social de Cerro Branco. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em parceria com o Conselho Municipal da Assistência Social, no Centro de Múltiplo Uso Chico Streck.
A conferência, que acontece a cada dois anos, foi promovida com o objetivo de debater e aprimorar, juntamente com a população, a Política da Assistência Social, propondo diretrizes e proposições voltadas ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para os próximos anos.
O debate foi intermediado pelos painelistas, o palestrante/consultor e gestor público Getúlio Martins Silveira Junior e a assistencial social da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, Emília Rasquinha. Foram abordados avanços e perdas na política de assistência social e trabalhados os eixos norteadores para encaminhamentos de propostas do município a nível estadual e nacional.
Participação coletiva
A conferência registrou a presença de um público de cerca de 70 pessoas, formado por representantes de governo e da sociedade civil, membros de Conselhos Municipais da Pessoa com Deficiência e do Idoso e usuários.
A abertura do evento foi conduzida pelo prefeito Edson Lawall, pelo vice-prefeito e secretário de Saúde, Ivan Seckler, pela secretária de Desenvolvimento Social Rosane Beskow, pela coordenadora do CRAS, Ana Cláudia Kasburger, e pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Rosana Schirlei Scheidt, representante da Associação Cultural e Assistencial Cerro Branco (ACACB).
Fizeram parte também da conferência o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Cerro Branco, Hanei Bredow, o secretário da Junta de Serviço Militar, Lucas Vieira, estudantes do Colégio Estadual Cerro Branco, e demais servidores municipais e voluntários. “Este foi um momento muito importante onde a população, profissionais, atores e usuários tiveram a oportunidade de discutir a política pública e identificar o que buscam, suas dificuldades, necessidades e demandas”, frisa o painelista Silveira Junior.
“Destaco a grande presença de jovens na discussão, de representantes do executivo municipal e de membros de conselhos, formando uma unidade de fortalecimento e de construção coletiva a favor do SUAS”, acrescenta ele.
Eleição de delegados
Para encerrar o evento, os conferencistas elegeram quatro delegados da sociedade civil e de representação governamental, que representarão Cerro Branco na 15ª Conferência Estadual da Assistência Social, prevista para ocorrer de 3 a 5 de outubro, em Porto Alegre.
Confira os nomes eleitos:
Representantes da sociedade civil: Raíssa Beskow Züge (titular) e Geni Therezinha Conti da Silva (suplente);
Representantes do governo: Ana Cláudia Kasburger (titular) e Elenise Milbradt (suplente).
Texto e fotos: Gabriel Rodrigues
Edição: Assessoria de Gabinete
.
.
.
.