Educação - Quinta-feira, 06 de Julho de 2023

Prefeitura de Cerro Branco reafirma parceria com a EFASOL

O prefeito Edson Lawall e a primeira-dama Stela Lawall receberam no gabinete o vice-presidente da instituição Rodrigo Bredow, e o coordenador institucional, Régis Solano. Atualmente, cinco jovens frequentam a escola técnica agrícola de Vale do Sol (RS)

Prefeitura de Cerro Branco reafirma parceria com a EFASOL

Visando garantir a continuidade da parceria da Escola Família Agrícola de Vale do Sol (EFASOL) com a Prefeitura Municipal de Cerro Branco, o prefeito Edson Lawall e a primeira-dama e secretária de Educação Stela Lawall receberam a equipe técnica da entidade, representada pelo vice-presidente Rodrigo Bredow, egresso da EFASOL, e pelo coordenador institucional, Régis Solano.

Durante o encontro, ocorrido na última terça-feira (4) no gabinete, Bredow e Solano solicitaram a abertura de um convênio por parte do município com o objetivo de angariar recursos para auxiliar na construção de um novo prédio e ofertar um serviço de melhor qualidade.

Na oportunidade, eles também realizaram um agradecimento à gestão municipal pelo apoio prestado aos alunos que frequentam a unidade de ensino e entregaram o relatório de atividades da EFASOL – 2022/2023. O documento traz um balanço das atividades realizadas neste período e os impactos positivos destas ações em vista da educação do campo e da agricultura familiar no município e região, entre outros dados e informações.

Em sua fala, o prefeito Edson Lawall destacou sua satisfação de ter essa formação voltada para a agricultura familiar, favorecendo o desenvolvimento da agricultura familiar. A primeira-dama e secretária da Educação Stela Lawall reforçou a importância da educação no campo e a implementação de soluções inovadoras visando a permanência dos jovens no meio rural.

Transporte gratuito

Atualmente, cinco jovens frequentam a EFASOL e contam com transporte de ida e volta cedido gratuitamente pela Prefeitura Municipal de Cerro Branco a cada 14 dias, ficando uma semana em casa e outra na escola, conforme previsto pelo método pedagógico de alternância.

Adesão escolar

Por meio de uma pesquisa de pós-graduação realizada junto ao programa de Desenvolvimento Regional da Unisc, Solano identificou que 87% dos jovens que frequentam EFASOL estão vinculados à agricultura familiar.

Deste número, 72,6% deles replicam as práticas e conhecimentos obtidos em suas propriedades rurais, conforme mostrado pelo recorte da pesquisa feito com 100 jovens.

Cinco jovens cerro-branquenses compõem turma da EFASOL, em Vale do Sol. Foto: Reprodução/ Divulgação

Sobre a EFASOL

A EFASOL é uma escola comunitária mantida pela Associação Escola Família Agrícola de Vale do Sol (RS). A escola é caracterizada como um Centro Educativo Familiar de Formação em Alternância, utilizando como sistema de ensino a Pedagogia da Alternância. Oferece Ensino Médio e o curso Técnico em Agricultura, sendo uma escola do campo.

Além das práticas que as/os estudantes realizam nas propriedades de suas famílias, durante as sessões escolares ocorrem atividades práticas nas diferentes áreas do conhecimento com fins experimentais, produtivos e pedagógicos.

Onde fica

A EFASOL funciona nas dependências da antiga Escola Estadual José de Anchieta. Além disso, através de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Vale do Sol, compartilha espaços com a Escola São João Batista e também possui convênio com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) para utilização de laboratórios e bibliotecas.

A escola ainda possui uma área produtivo de 3,5 hectares na localidade de Linha Formosa, onde são desenvolvidas as práticas agrícolas.

Texto e foto: Gabriel Rodrigues