.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Reunião reivindica construção do mirante no Morro Cerro Branco e regularização para uso devido do caminhão doado pelo Exército Militar. Também foram abordadas ações de incentivo a atividades econômicas no meio rural
TURISMO EM PAUTA | Os rumos e demandas do turismo cerro-branquense foram discutidos durante reunião com representantes da iniciativa pública e privada nesta terça-feira (4) na Câmara Municipal de Vereadores de Cerro Branco.
Participaram da sessão os membros do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), vinculados às secretarias de Desporto, Educação e Agricultura, na presença das secretárias Scheila Fritz e Stela Lawall, auxiliar administrativo da Agricultura Tassiana Inês Beskow, e o diretor municipal de trânsito, advogado Henrique Bredow.
Da Emater/RS-Ascar de Cerro Branco, se fez presente a extensionista rural Cristina Renner Karsburg. Representando a Secretaria de Finanças, a auxiliar administrativo Joelma Bilha e a fiscal municipal Cristiane Sabin, presidente da Associação de Turismo da região Centro-Serra (ATURCSERRA).
Dos setores de hotelaria e pousada do município, a empresária Rosana Schirlei Scheidt, proprietária da Pousada Varandas da Tia Lili, e da entidade civil, a produtora rural e artesã Rosana Ellwanger Fritz. O apoiador e organizador de eventos no município e região, o profissional de Educação Física Diego Ristow, de Cachoeira do Sul (RS), também participou do debate.
Desenvolvimento turístico
O encontro tratou de procedimentos e questões de infraestrutura e ações para promover uma divulgação assertiva do turismo de Cerro Branco, bem como a realização de trilhas, demarcação de roteiros e a identificação de pontos turísticos, culturais e gastronômicos.
Foram discutidas também estratégias de desenvolvimento de empresas hoteleiras e pousadas para oferecer melhores serviços e experiências aos turistas, e de propriedades rurais e agroindústrias, favorecendo a economia local e o aperfeiçoamento do turismo rural, dentre outros assuntos.
Mirante do Morro Cerro Branco
O advogado Henrique Bredow prestou esclarecimentos referentes aos trâmites legais e à liberação de recursos do setor turístico e de patrimônios municipais, incluindo o andamento do processo de desapropriação do Morro Cerro Branco, cartão-postal do município.
Conforme Bredow, a área será destinada à construção de um quiosque e mirante, “que encontra impasses na inexistência de inventário e, consequentemente, pluralidade de proprietários, cujas providências necessárias já estão sendo adotadas”, explica. A construção do mirante no Morro Cerro Branco trata-se de uma luta da secretária de Desporto, Scheila Fritz.
Caminhão do Exército
Também foi explanado à respeito do caminhão recebido por doação do 13° Grupo de Artilharia de Campanha - 13° GAC, de Cachoeira do Sul, que encontra-se estacionado aos fundos do executivo municipal, tendo seu uso impossibilitado devido a questões burocráticas.
“Será encaminhada a documentação para inscrição no Registo Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM) e posterior regularização da transferência”, frisa o advogado.
Membros do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR):
Secretaria Municipal de Desporto, Turismo e Cultura:
Titular: Scheila Mara Fritz
Suplente: não houve
Secretaria Municipal de Educação:
Titular: Stela Janice Lawall
Suplente: Aline Ruscher Souto
Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente:
Titular: Tassiana Inês Beskow
Suplente: Maico Silva de Paiva
Representante dos Estabelecimentos Hoteleiros e Pousada do Município:
Titular: Rosana Schirlei Scheidt
Suplente: Scheila Mara Fritz
Emater/RS:
Titular: Hanei Varner Bredow
Suplente: Cristina Renner Karsburg
Associação Pró-Desenvolvimento de Cerro Branco:
Titular: Olibio Arnoldo Priebe
Suplente: Laércio Radtke
O que é o COMTUR
O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), promulgado pela lei municipal nº 1710/2017, de 12 de julho de 2017, art. 1º, estabelece-se como um órgão colegiado, consultivo, deliberativo, e de assessoramento governamental.
Possui a finalidade de auxiliar a Administração Pública Municipal na orientação, planejamento, interpretação e julgamento de matéria de sua competência, ficando vinculado ao gabinete do prefeito.
(Fotos: 1, 2 e 4: Gabriel Rodrigues. Foto 3: Robespierre Giuliani)
* Atualizado em 07/07, às 12h03.
Texto: Gabriel Rodrigues
Edição: Assessoria de Gabinete
.
.
.
.