DIVERSOS - Quinta-feira, 06 de Julho de 2023

COMTUR debate estratégias de desenvolvimento do turismo em Cerro Branco

Reunião reivindica construção do mirante no Morro Cerro Branco e regularização para uso devido do caminhão doado pelo Exército Militar. Também foram abordadas ações de incentivo a atividades econômicas no meio rural

COMTUR debate estratégias de desenvolvimento do turismo em Cerro Branco

TURISMO EM PAUTA | Os rumos e demandas do turismo cerro-branquense foram discutidos durante reunião com representantes da iniciativa pública e privada nesta terça-feira (4) na Câmara Municipal de Vereadores de Cerro Branco.

Participaram da sessão os membros do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), vinculados às secretarias de Desporto, Educação e Agricultura, na presença das secretárias Scheila Fritz e Stela Lawall, auxiliar administrativo da Agricultura Tassiana Inês Beskow, e o diretor municipal de trânsito, advogado Henrique Bredow.

Da Emater/RS-Ascar de Cerro Branco, se fez presente a extensionista rural Cristina Renner Karsburg. Representando a Secretaria de Finanças, a auxiliar administrativo Joelma Bilha e a fiscal municipal Cristiane Sabin, presidente da Associação de Turismo da região Centro-Serra (ATURCSERRA).

Dos setores de hotelaria e pousada do município, a empresária Rosana Schirlei Scheidt, proprietária da Pousada Varandas da Tia Lili, e da entidade civil, a produtora rural e artesã Rosana Ellwanger Fritz. O apoiador e organizador de eventos no município e região, o profissional de Educação Física Diego Ristow, de Cachoeira do Sul (RS), também participou do debate.

Desenvolvimento turístico

O encontro tratou de procedimentos e questões de infraestrutura e ações para promover uma divulgação assertiva do turismo de Cerro Branco, bem como a realização de trilhas, demarcação de roteiros e a identificação de pontos turísticos, culturais e gastronômicos.

Foram discutidas também estratégias de desenvolvimento de empresas hoteleiras e pousadas para oferecer melhores serviços e experiências aos turistas, e de propriedades rurais e agroindústrias, favorecendo a economia local e o aperfeiçoamento do turismo rural, dentre outros assuntos.

Reunião com membros do COMTUR e representantes do setor turístico ocorreu nesta terça (4) na Câmara de Vereadores. Fotos: Gabriel Rodrigues/ Prefeitura Municipal de Cerro Branco

Mirante do Morro Cerro Branco

O advogado Henrique Bredow prestou esclarecimentos referentes aos trâmites legais e à liberação de recursos do setor turístico e de patrimônios municipais, incluindo o andamento do processo de desapropriação do Morro Cerro Branco, cartão-postal do município.

Conforme Bredow, a área será destinada à construção de um quiosque e mirante, “que encontra impasses na inexistência de inventário e, consequentemente, pluralidade de proprietários, cujas providências necessárias já estão sendo adotadas”, explica. A construção do mirante no Morro Cerro Branco trata-se de uma luta da secretária de Desporto, Scheila Fritz.

Vista do Morro Cerro Branco, cartão-postal do município. Foto: Robespierre Giuliani/ Divulgação

Caminhão do Exército

Também foi explanado à respeito do caminhão recebido por doação do 13° Grupo de Artilharia de Campanha - 13° GAC, de Cachoeira do Sul, que encontra-se estacionado aos fundos do executivo municipal, tendo seu uso impossibilitado devido a questões burocráticas.

“Será encaminhada a documentação para inscrição no Registo Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM) e posterior regularização da transferência”, frisa o advogado.

Caminhão cedido à Prefeitura de Cerro Branco pelo 13° GAC, de Cachoeira do Sul. Foto: Gabriel Rodrigues/ Prefeitura Municipal de Cerro Branco

Membros do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR):

Secretaria Municipal de Desporto, Turismo e Cultura:

Titular: Scheila Mara Fritz
Suplente: não houve

Secretaria Municipal de Educação:

Titular: Stela Janice Lawall
Suplente: Aline Ruscher Souto

Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente:

Titular: Tassiana Inês Beskow
Suplente: Maico Silva de Paiva

Representante dos Estabelecimentos Hoteleiros e Pousada do Município:

Titular: Rosana Schirlei Scheidt
Suplente: Scheila Mara Fritz

Emater/RS:

Titular: Hanei Varner Bredow
Suplente: Cristina Renner Karsburg

Associação Pró-Desenvolvimento de Cerro Branco:

Titular: Olibio Arnoldo Priebe
Suplente: Laércio Radtke

O que é o COMTUR

O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), promulgado pela lei municipal nº 1710/2017, de 12 de julho de 2017, art. 1º, estabelece-se como um órgão colegiado, consultivo, deliberativo, e de assessoramento governamental.

Possui a finalidade de auxiliar a Administração Pública Municipal na orientação, planejamento, interpretação e julgamento de matéria de sua competência, ficando vinculado ao gabinete do prefeito.

(Fotos: 1, 2 e 4: Gabriel Rodrigues. Foto 3: Robespierre Giuliani)

* Atualizado em 07/07, às 12h03.