Desenvolvimento Urbano - Terça-feira, 11 de Julho de 2023

Cerro Branco tem 3.802 mil moradores, aponta o Censo do IBGE

Redução é de 14,64% em comparação a 2010, chegando à 314ª posição do índice populacional do estado. Resultado do Censo Demográfico de 2022 foi divulgado no final de junho; veja gráfico

Cerro Branco tem 3.802 mil moradores, aponta o Censo do IBGE

CENSO DEMOGRÁFICO | A população do município de Cerro Branco (RS) chegou a 3.802 mil pessoas no Censo de 2022, o que representa uma queda de -14,64% em comparação com o Censo de 2010. Os resultados foram divulgados no dia 28 de junho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa do IBGE também aponta que a cidade em Cerro Branco tem uma densidade demográfica de 24,06 habitantes por quilômetro quadrado e uma média de 2,4 moradores por residência.

Os números

No ranking de população dos municípios, Cerro Branco está:

. na 314ª colocação no estado;
. na 875ª colocação na região Sul;
. e na 4.747ª colocação no Brasil.

Os dados do Censo também revelam que a população do Brasil é de 203.062.512, um aumento de 6,45% em relação ao Censo de 2010. No estado do Rio Grande do Sul, a população é de 10.880.506, o que representa um aumento de 1,74% quando comparado ao Censo anterior.

O Censo

O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo IBGE; a anterior foi feita em 2010. O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país.

Além de saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo visa obter dados sobre as características dos moradores - idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações.

A pesquisa do IBGE aponta que o município tem uma média de 2,4 moradores por residência. Foto: Robespierre Giuliani/ Divulgação. Arte: Gabriel Rodrigues/ Prefeitura Municipal de Cerro Branco

Saiba mais

Os dados preliminares do Censo 2022 foram apresentados a autoridades do município em reunião com o coordenador de área do IBGE, Diogo César Fortes, com apoio do agente censitário supervisor, Cristian Matte, em março na Câmara de Vereadores.

* Reportagem produzida com informações do G1/ RS, com dados fornecidos pelo IBGE. Fotos: Robespierre Giuliani/ Divulgação.

Leia também: Prévia do Censo 2022 aponta 3,8 mil moradores em Cerro Branco.

Texto e artes: Gabriel Rodrigues