Saúde - Quinta-feira, 13 de Julho de 2023

Saúde adere à campanha Julho Amarelo e oferece testagens contra hepatites virais

As ESFs 1 e 2 oferecem exames, vacinas e tratamento para o combate da doença. Para o diagnóstico, o grande aliado é o teste rápido feito em apenas 15 minutos de forma gratuita

JULHO AMARELO | A hepatite pode ser uma doença silenciosa, mas é importante ficar atento aos sintomas e realizar exames de rotina que podem detectar todas as formas da doença. Quanto antes o diagnóstico para qualquer um dos vírus, maiores são as chances de cura.

Dessa forma, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aderiu à campanha Julho Amarelo (instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019), que tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de substâncias como medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Sintomas frequentes

Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No caso específico das hepatites virais, que são o objeto da campanha Julho Amarelo, estas são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E.

Tratamento

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para todos os tipos de hepatite, independentemente do grau de lesão do fígado.

A recomendação é que todas as pessoas com mais de 45 anos de idade façam o teste, gratuitamente, em qualquer posto de saúde e, em caso de resultado positivo, façam o tratamento que está disponível na rede pública de saúde.

Vacinação

A vacina da hepatite A já está disponível no calendário básico de vacinação para crianças de 15 meses até 5 anos incompletos, como dose única. Ela é realizada em duas doses, com intervalo recomendado de seis meses entre elas.

Já a vacinação contra a hepatite B é universal, ou seja, está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde, sem restrição de idade. A imunização é realizada em três doses, com intervalo recomendado de um mês entre a primeira e a segunda e de seis meses entre a primeira e a terceira dose.

As ESFs 1 e 2 oferecem exames, vacinas e tratamento para o combate às hepatites virais. Previna-se e procure o posto de saúde mais próximo de sua residência!

* Com informações do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS)