Obras - Sexta-feira, 28 de Julho de 2023

Em obras: Avenida Doze de Maio ganha nova cara

Via central do município recebe nova pavimentação com blocos intertravados de concreto, canteiros centrais e faixa de segurança elevada em frente à Escola Estadual. Obra já está 70% concluída, afirma o engenheiro civil Lucas Guilherme Kohler; veja vídeo

Em obras: Avenida Doze de Maio ganha nova cara

REVITALIZAÇÃO DA AVENIDA | As obras de revitalização da Avenida Doze de Maio seguem à todo vapor no Centro de Cerro Branco. A equipe de operários da empresa contratada, a Schulz Artefatos, cumpre a etapa de pavimentação da via pública. Neste momento, 70% da obra já foi concluída, afirma o engenheiro civil da empresa contratada Schulz Artefatos, Lucas Guilherme Kohler.

Ao longo do trecho de 329 metros que estão em obras na principal via central do município, são instalados cinco mil metros quadrados de blocos de concreto PAVS na pista de rolamento, canteiros centrais, meios-fios e calçadas, formando um piso intertravado.

A conclusão da obra está prevista para o próximo mês de agosto.

Faixa de segurança elevada

Na altura em frente à Escola Estadual Cerro Branco foi instalada uma faixa de segurança elevada, que objetiva a redução da velocidade dos veículos e, consequentemente, a segurança de pedestres e estudantes.

Segundo o engenheiro civil, o dispositivo implantado no trecho da pista onde o pavimento é elevado na pista de rolamento (área trafegável), acompanhando o mesmo nível do calçamento e do canteiro central, receberá pintura em breve.

A próxima etapa da obra consiste em serviços de acabamentos, pavimentação de passeios (circulação de pedestres), que inclui a calçada dos dois lados da via e o canteiro central. A etapa final da obra também compreende a implantação de itens de sinalização e segurança, como faixa de segurança e placas de trânsito e limpeza da obra.

O prefeito Edson Lawall, o secretário de Obras Charles Petermann e os engenheiros civis da Schulz Artefatos, Lucas Guilherme Kohler, e da Prefeitura Municipal, Mateus da Costa, acompanham e fiscalizam o andamento da obra, que está em fase adiantada de conclusão.

Obra de revitalização da Avenida Doze de Maio é orçada em R$ 1 milhão e deve ser concluída em agosto. Fotos: Gabriel Rodrigues/ Divulgação

Garantia de recursos

O prefeito Edson Lawall esteve nesta quarta-feira (26) na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, em Porto Alegre, para reforçar a solicitação de liberação da segunda parcela do Programa Pavimenta RS, visando a garantia da continuidade das obras na Avenida Doze de Maio.

A disponibilidade de pagamento para cobrir as despesas da obra foi confirmada na próxima semana. Nesta etapa final, será destinada a última parcela de R$ 320 mil, que irá assegurar a conclusão da prestação de serviços. A obra tem investimento médio de R$ 1 milhão, sendo R$ 800 mil em recursos provenientes do Programa Pavimenta RS, do governo estadual, mais contrapartida de R$ 200 mil do governo municipal.

A gestão municipal elabora um Plano de Trabalho para o Pavimenta 2, segunda etapa do programa de pavimentação do Governo Estadual, e encaminhou um ofício nesta quinta-feira (27) manifestando interesse em aderir ao programa.

Assista a um trecho dos serviços de pavimentação da Avenida Doze de Maio, no Centro de Cerro Branco.

Texto e fotos: Gabriel Rodrigues