Saúde - Sexta-feira, 04 de Agosto de 2023

Saúde realiza caminhada com grupo de idosos na pista do Lago Municipal

Ação da Rede Bem Cuidar, desenvolvida pela ESF 1 em parceria com o Governo do Estado, objetiva a prática de atividade física na terceira idade. Ato contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Saúde Ivan Seckler e coordenadoras do programa

Saúde realiza caminhada com grupo de idosos na pista do Lago Municipal

SAÚDE DO IDOSO | A Rede Bem Cuidar em parceria com o Núcleo de Apoio à Atenção Básica (NAAB) deu início às ações do Grupo Bem Viver Saúde, composto por pessoas a partir dos 60 anos. A iniciativa objetiva a promoção e a educação em saúde e a prática de atividade física, sendo realizada uma caminhada nesta quarta-feira (2) no entorno do Lago Municipal.

A ação contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Saúde Ivan Seckler, da nutricionista Daniela Teichmann e da coordenadora da Política Municipal do Idoso Cláudia Cristina Radtke.

Os idosos que participaram da atividade passaram pela avaliação multidimendional (AMD), sendo selecionados seguindo critérios como: 1) uso de cinco ou mais medicamentos; 2) índice de IMC elevado; 3) comorbidades; 4) baixa motricidade e aptidão física; e 5) questões relacionadas a saúde mental.

Os encontros da RBC são realizados semanalmente, todas as quartas-feiras, das 13h30 às 16h30.

Saúde promoveu caminhada com grupo da terceira idade nesta quarta (2), através do Programa Rede Bem Cuidar. Fotos: Gabriel Rodrigues/ Prefeitura Municipal de Cerro Branco

Conheça a Rede Bem Cuidar

As ações da RBC são preconizadas pelo Governo do Estado do RS, a partir de um olhar atento às necessidades da população, sendo realizadas no município por profissionais da Saúde do ESF1, envolvendo médico, nutricionista, farmacêutico, fisioterapeuta, equipe de saúde bucal e apoio de agentes comunitários de saúde.

De acordo com a Coordenadora da Política Municipal do Idoso Cláudia Cristina Radtke, “este processo se dá de forma dialogada com a comunidade atendida pela equipe Bem Cuidar no município, visando um espaço acolhedor e com uma atenção focada, neste primeiro ciclo, na promoção do envelhecimento saudável da população.

“Quando falamos sobre saúde do idoso, estamos falando sobre diversos pilares que, quando regulados, proporcionam maior qualidade de vida nessa faixa etária, tais como alimentação saudável, acompanhamento médico regular, saúde mental, prática de atividades físicas, atividades em grupo e socialização”, explica a coordenadora da RBC.

Neste sentido, são desenvolvidas atividades com os mais diversos enfoques com o objetivo de garantir um cuidado integral aos idosos. No primeiro encontro foi realizada uma escuta inicial com o objetivo de conhecer e ouvir as expectativas dos participantes.

Posteriormente, cada um dos participantes confeccionou um sachê aromático com uso de óleos essências de acordo com as suas necessidades. “Esta atividade possibilitou o exercício da atenção e concentração, além de trabalhar a motricidade fina e a coordenação motora”, esclarece Cláudia Radtke.

Texto e fotos: Gabriel Rodrigues
Apoio: Cláudia Cristina Radtke