Saúde - Quarta-feira, 09 de Agosto de 2023

Cerro Branco recebe Selo Bronze por desempenho da Rede Bem Cuidar

A ESF 1 foi certificada pela SES como Unidade Amiga do Idoso. Cerimônia de entrega ocorreu em Ibarama, e contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Saúde, Ivan Seckler e da coordenadora municipal, Daniela Teichmann

Cerro Branco recebe Selo Bronze por desempenho da Rede Bem Cuidar

RECONHECIMENTO | O município Cerro Branco cumpriu todas as metas do segundo ciclo do Programa Rede Bem Cuidar (RBC/RS) e, nesta segunda-feira (7), foi contemplado com o certificado de Selo Bronze da RBC. Esta é a primeira vez que o município conquista a certificação estadual, entregue durante cerimônia realizada em Ibarama na unidade de saúde local.

O Selo Bronze foi entregue ao vice-prefeito e secretário de Saúde de Cerro Branco, Ivan Seckler, e à coordenadora municipal da RBC, nutricionista Daniela Teichmann. O momento contou com a presença da secretária Adjunta da Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS), Ana Costa, o secretário Estadual de Assistência Social, Beto Fantinel, a coordenadora da Divisão de Ciclos de Vida da SES, Gisleine Silva, e o coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, Júlio Lopes.

Cerro Branco aderiu à RBC no final de 2021, tendo a ESF 1 Sede como equipe escolhida, e ganhou impulso a partir de março de 2022, na metade do primeiro ciclo, com a nutricionista Daniela Teichmann à frente da gestão. Com o Selo Bronze, a ESF 1 foi certificada como Unidade Amiga do Idoso, por alcançar os indicadores obrigatórios do ciclo de avaliação, implementando ações e processos de trabalho que permitem aos usuários idosos vivenciarem uma atenção acolhedora, inclusiva e humanizada.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde Ivan Seckler, o objetivo da rede é qualificar o trabalho das equipes de acordo com as necessidades dos idosos das áreas atendidas, com foco prioritário na promoção e prevenção da saúde. “A conquista do Selo Bronze representa o esforço conjunto de todos os profissionais da RBC do município, além dos gestores da SMS. Trata-se de um reconhecimento de todo o trabalho feito até aqui e uma grande incentivo para conquistarmos o Selo Ouro”, destacou.

Cerro Branco conquista certificado UBS Amiga do Idoso da RBC/RS. Foto: Gabriel Rodrigues/ Prefeitura Municipal de Cerro Branco

Rumo ao Selo Ouro

Conforme a coordenadora municipal, no primeiro ciclo do programa, transcorrido no segundo semestre do ano passado, e no segundo ciclo, no primeiro semestre de 2023, a SES já havia premiado outros municípios gaúchos, mas, com o alinhamento da equipe e aumento de cargo horária da gestão, a SMS conseguiu atingir as metas obrigatórias para a obtenção do Selo Bronze neste terceiro ciclo do programa. A confirmação do título foi dada à Saúde cerro-branquense em julho último, após conclusão do processo de monitoramento do governo estadual.

“Estávamos atrasados com o cumprimento das metas e, mesmo assim, corremos atrás e conseguimos completar o ciclo de continuidade. Agora, se cumprirmos todas as metas, conquistaremos o Selo Ouro automaticamente até o final do ano”, ressalta a coordenadora da RBC, Daniela Teichmann. Dentre as ações desenvolvidas estão a avaliação multidimensional do idoso, reuniões de equipe, realização de capacitações para os profissionais da equipe, elaboração de planos de cuidados, realização de atividades coletivas de promoção da saúde, entre outras.

Além dos ganhos para a saúde da população idosa, o programa viabiliza melhorias estruturais por meio do incentivo financeiro recebido para a atenção básica.

O município aderiu à RBC no final de 2021, tendo a ESF 1 Sede como equipe escolhida. Foto: Gabriel Rodrigues/ Prefeitura Municipal de Cerro Branco

Sobre a Rede Bem Cuidar

A Rede Bem Cuidar RS integra o Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, dentro do componente estratégico de qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS).

Trata-se de uma proposta de colaboração entre as gestões estadual e municipal, os trabalhadores da saúde e a população. O objetivo do projeto é incentivar a melhoria e o fortalecimento dos serviços de APS oferecidos à população, considerando as necessidades e especificidades da população idosa do município.

* Com informações da SES/RS.

Foto de capa: José Luís Zasso/SES-RS