Educação - Segunda-feira, 14 de Agosto de 2023

Novidades na alimentação escolar são apresentadas em reunião na Câmara

Equipe da SME discutiu novas medidas relacionadas às merendas dos alunos com servidoras municipais. Educação também recebeu instruções sobre o novo PNE, em Santa Maria, e integrou frente em defesa do IFFar, em Cachoeira do Sul

Novidades na alimentação escolar são apresentadas em reunião na Câmara

EM PAUTA | A alimentação escolar voltou a ser tema de debate na Câmara Municipal de Vereadores de Cerro Branco. A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu a reunião, na última sexta-feira (11), para apresentar a lista de itens presentes no registro de preços (pregão eletrônico nº 007/2023) e na chamada pública (nº 001/2023), esclarecendo dúvidas relacionadas ao tema às manipuladoras de alimentos das quatro escolas do município.

Participaram da reunião, a secretária de Educação, professora Stela Lawall, a nutricionista Aline Souto, e servidoras responsáveis pela alimentação escolar. Na ocasião, foi entregue um material de direcionamento sobre os alimentos que podem ser utilizados durante este ano na merenda escolar da rede municipal. Além disso, as merendeiras apresentaram sugestões de itens que podem ser incorporados no cardápio dos alunos no próximo ano.

Também foram discutidas restrições e proibições previstas pela Resolução nº 6, de 8 de maio de 2020. A normativa dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Durante o encontro, Aline Souto apresentou os ‘checklists’ de limpeza (manual de instruções) e normativas sobre o relatório de inspeção sanitária nas escolas. Na oportunidade, anunciou a pretensão da SME em desenvolver uma parceria com cursos de gastronomia para ofertar uma nova edição da oficina culinária no município. O curso de capacitação voltado às manipuladoras de alimentos objetiva a melhor aplicação dos ingredientes disponíveis.

Na última quinta-feira (10), houve também o encontro do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) na Câmara Municipal de Vereadores para tratar de assuntos referentes à merenda escolar.

Equipe da SME e servidoras municipais se reuniram na Câmara de Vereadores para discutir novas medidas da alimentação escolar. Fotos: Gabriel Rodrigues/ Prefeitura Municipal de Cerro Branco

Novo Plano Nacional de Educação

A coordenação pedagógica da SME participou, juntamente com o Fórum e Conselho Municipal de Educação (CME), de audiência realizada na última quarta-feira (9) na Promotoria de Justiça Regional da Educação de Santa Maria (Preduc-SM).

A coordenadora pedagógica Diênifer Züge e o presidente do Conselho Municipal de Educação, Paulo César Nunes Ferreira, receberam orientações sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE), que determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional no período de 2014 a 2024.

Em outubro, a SME irá promover uma conferência municipal para debater junto com a comunidade cerro-branquense o plano municipal para os próximos dez anos. A secretária Stela Lawall estará à frente da condução deste novo plano para o município.

Na luta pelo IFFar

A SME também marcou presença em audiência pública realizada na última quinta-feira (10) na Câmara Municipal de Vereadores de Cachoeira do Sul, visando a implantação de um campus do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia Farroupilha (IFFAR) em Cachoeira do Sul.

O movimento, liderado por políticos, profissionais da Educação e demais lideranças, objetiva a instalação da unidade de ensino pública federal e a oferta de cursos técnicos na região. Cachoeira do Sul é um dos municípios gaúchos candidatos a receber um dos 320 novos polos do IFFar, que possui hoje 680 unidades no país. O objetivo do Governo Federal é comemorar os 15 anos da rede com 1 mil unidades.

O prefeito Edson Lawall encara com otimismo a mobilização. “Isso contribuirá para o nosso município, principalmente ao que se refere aos cursos técnicos, expandindo oportunidades de formação aos jovens e a todos que desejarem retornar aos estudos”, afirmou.

Representando o executivo municipal, estiveram presentes na audiência a secretária de Educação, Stela Lawall, o assessor jurídico Manoel Ghiringhelli Felix e o secretário de Obras, Charles Petermann.