Educação - Terça-feira, 15 de Agosto de 2023

Alunos da Carlos visitam o Caminho dos Tropeiros em Candelária

As turmas de quarta e quinto anos da escola municipal percorreram a rota turística de Candelária; iniciativa é promovida pela SME. Equipe da SAEE realiza treinamento em Santa Maria

Alunos da Carlos visitam o Caminho dos Tropeiros em Candelária

VIAGEM DE ESTUDOS | A Secretaria Municipal de Educação (SME) proporcionou um dia de lazer, descobertas e muito conhecimento acerca da história e cultura da nossa região.

As turmas de quarto e quinto anos da escola Carlos Müller realizaram nesta segunda-feira (14) uma viagem de estudos até a Ponte do Império, que integra a Rota Caminho dos Tropeiros, situada na localidade de Alto Passa Sete, no interior de Candelária.

Acompanharam a viagem a coordenadora pedagógica da SME, Diênifer Züge, a diretora da Carlos Eloísa Bilha e as servidoras Lisiane Siqueira e Rosangela Soares da Silva, que auxiliaram no cuidado e alimentação das crianças.

A iniciativa, proposta pelo professor João Helinho com apoio da professora Carmen Lúcia, faz parte do conteúdo de estudos da história do Rio Grande do Sul, através do programa Viagem de Estudos, da SME.

“Esta viagem de estudos tem como objetivo vivenciar e compreender melhor a rica história do nosso Estado. Conhecer lugares lindos que ficam em nossa região, socializar e garantir um aprendizado significativo para a vida”, enfatiza a diretora da escola, Eloísa Bilha.

Confira fotos da viagem de estudos da Carlos à Rota Caminho dos Tropeiros em Candelária:

Alunos da Carlos Müller visitaram a rota turística de Candelária nesta segunda (14) através do programa Viagem de Estudos da SME. Fotos: Equipe da SME/ Prefeitura Municipal de Cerro Branco

Sobre a Rota Caminho dos Tropeiros

O roteiro oportuniza aos visitantes uma viagem no tempo percorrendo parte de uma estrada que marcou a história de Candelária e do Rio Grande do Sul.

A picada aberta mata adentro em 1798 transformou-se em caminho por onde passaram inúmeras tropas, estabelecendo o comércio entre os moradores dos pampas e os de cima da serra, no planalto gaúcho.

A viagem no tempo proporcionada pela rota visita o Aqueduto, o Horto Medicinal Girassol, o Museu Rural, a Agroindústria Rodeio da Figueira, a Ponte do Império e o Engenho de Serra e Moinho Colonial Ponte do Império.

Fonte: Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (ATURVARP).

Curso de treinamento em Santa Maria

Também na segunda-feira, os servidores da Sala de Atendimento Educacional Especializado (SAEE) realizaram um curso de treinamento na cidade de Santa Maria.

Participaram a psicóloga Juliana Peterman, a fonoaudióloga Marcela Morisso e a psicopedagoga Samanta de Loreto Limberger. O encontro é uma convocação da Promotoria Regional de Educação de Santa Maria (PREDUC).