.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda-Feira a Sexta-Feira das 7:45 às 11:45 e das 13:00 às 17:00 Horas

DIVERSOS - Quarta-feira, 30 de Agosto de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Chama Crioula chega a Cerro Branco

O símbolo que marca o início dos Festejos Farroupilhas foi conduzido pela tropa de cavalarianos que segue acampada até esta sexta-feira (31) no município; veja vídeo


Chama Crioula chega a Cerro Branco

CHAMA CRIOULA | A tropa de cavalarianos carregando a centelha da Chama Crioula chegou a Cerro Branco na manhã desta quarta-feira (30), dando início aos Festejos Farroupilhas de 2023. 

 

Entre os 497 municípios que pertencem às 30 Regiões Tradicionalistas, hoje foi a vez do nosso município receber a cavalgada que conduz o símbolo da maior festa popular do estado. 

 

A Chama Crioula passou por Candelária antes de chegar a Cerro Branco, sendo trazida pela ponte de divisa entre os municípios, no Balneário Tia Zina (Prainha). 

 

A tropa de cavalarianos deverá permanecer acampada durante dois dias no município, ficando alojada durante o dia de hoje na Prainha e partindo de manhã cedo nesta sexta-feira (31), em direção ao Parque de Eventos Serrano, na zona alta do município. 

 

No total, a cavalgada contou com mais de 20 tradicionalistas e equipe de apoio, que pertencem a 22 municípios gaúchos, entre estes Santa Maria, Ijuí, Ibirubá e Quevedos.

 

O grupo foi recepcionado pela secretária de Desporto Scheila Fritz – representando o prefeito Edson Lawall, que cumpre agenda na Expointer, em Esteio – e pelo capataz do CTG Querência do Cerro Branco, Luiz Rodinei da Silva.

 

A equipe do executivo municipal e do CTG irão acompanhar a tropa até a sua despedida, quando os cavalarianos conduzirão a Chama Crioula até Sobradinho no sábado (2). Na sequência, eles irão percorrer outros municípios gaúchos que pertencem às Regiões Tradicionalistas, até a sua chegada a Porto Alegre, que deve ocorrer antes do dia 20 de setembro, data em que é celebrado o Dia do Gaúcho.

 

O trajeto total da cavalgada da centelha da Chama Crioula, que saiu do município de Cristal, é de 250 quilômetros. A centelha do fogo já passou por cidades como Dom Feliciano, Rio Pardo e Pantano Grande.

 

Curiosidade

 

O acendimento da Chama ocorreu no último dia 19 em Cristal, na Região Sul do Rio Grande do Sul. O ato ocorreu no Parque Bento Gonçalves, em frente à casa onde viveu o líder da Guerra dos Farrapos

 

A chama é levada tradicionalmente desde 1947, em agosto, a cada um dos municípios que pertencem às RTs espalhadas pelo estado.

 

Assista ao vídeo da chegada da Chama Crioula em Cerro Branco. 

 

Texto e fotos: Gabriel Rodrigues
Edição: Assessoria de Gabinete

Facebook Twitter WhatsApp Imprimir

673 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cerro Branco - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.