O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Cerro Branco, quarta-feira, 02 de abril de 2025
0800 000 3904 /
Atendimento: De Segunda-Feira a Sexta-Feira das 7:45 às 11:45 e das 13:00 às 17:00 Horas
Idioma
Português
English
Español
Francese
Deutsch
Italiano
Notícias por Categoria
Projeção divulgada no Diário Oficial do Estado aponta acréscimo inédito, indicando crescimento econômico do município e revertendo em maior arrecadação de recursos
DESENVOLVIMENTO | Foi publicado no Diário Oficial do Estado os índice provisórios do ICMS para o ano de 2024. Depois de muitos anos com queda no retorno de ICMS para Cerro Branco, a situação reverteu-se, para o próximo ano está previsto um acréscimo inédito para o município.
O índice, publicado na última quinta-feira (31), acrescentará o percentual de 10,1% na arrecadação. Na classificação de 497 municípios gaúchos, Cerro Branco ocupa a 49º posição entre os melhores índices do Rio Grande do Sul.
O prefeito Edson Lawall recebeu a notícia com grande satisfação e credita o resultado à constante busca de parcerias para o alcance de objetivos e aos esforços da gestão municipal em benefício do desenvolvimento de Cerro Branco e do cuidado com a população.
“Precisamos sempre estar em sintonia entre Governo Federal, Estado e Município. Estamos fazendo um trabalho incondicional e incansável para termos uma Cerro Branco cada vez melhor. E os resultados estão aí, à frente de nossos olhos”, destaca Lawall.
“Digo que para governar é preciso coragem, talento e persistência, pois as dificuldades e desafios são enormes. A intenção é deixar um legado positivo, de trabalho e dedicação ao cidadão cerro-branquense e para as próximas gerações”, conclui o prefeito.
Afinal, o que é o ICMS e o que ganha o município?
O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é o principal tributo estadual e incide sobre a movimentação de produtos no mercado interno e sobre serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação.
Esse imposto incide também sobre os bens importados em geral, a fim de promover tratamento tributário isonômico para os produtos importados e os nacionais. É basicamente um imposto sobre o consumo, dependente do pleno emprego e da renda das famílias.
O crescimento da arrecadação aumenta o repasse de recursos do Estado aos municípios, possibilitando a melhoria de serviços públicos prestados à população nas áreas da saúde, educação, segurança pública, transporte e infraestrutura.
Texto: Gabriel Rodrigues
Edição: Assessoria de Gabinete
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
De Segunda-Feira a Sexta-Feira das 7:45 às 11:45 e das 13:00 às 17:00 Horas
Versão do sistema: 2.0.0 - 28/03/2025
Portal atualizado em: 01/04/2025 08:56:17