.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda-Feira a Sexta-Feira das 7:45 às 11:45 e das 13:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Educação - Terça-feira, 19 de Setembro de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Cerro Branco se destaca em índice de qualidade da educação no RS

O município aparece na 157ª posição do Saers, índice que mede a qualidade da educação gaúcha. Desempenho servirá de base para a distribuição do ICMS em 2024, possibilitando o aumento de recursos para o setor


Cerro Branco se destaca em índice de qualidade da educação no RS

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE | Alunos, professores e a gestão municipal têm um grande motivo para comemorar. Recentemente, Cerro Branco se destacou no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers). O município aparece na 157ª posição do ranking que mede o conhecimento de estudantes dos ensinos Fundamental e Médio nas disciplinas de Português e Matemática. 

 

A educação cerro-branquense também apresentou um aumento no índice de Qualidade da Alfabetização (IQA), avaliado em 60,357, e na Qualidade dos Anos Iniciais (IQI), medida em 60,526, e nos Anos Finais (IQF), que pontuou 48,571, obtendo um índice de Aprovação (IA) de 98,8. Dessa forma, o município dá um salto na qualidade de sua educação. 

Levantamento será aplicado para calcular a distribuição do ICMS às prefeituras a partir de 2024. Imagem: Reprodução/ Divulgação

 

Mais recursos 

 

Além de medir a qualidade da educação gaúcha, o levantamento dá base ao Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (Imers), que será levado em conta para distribuir o dinheiro do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos 497 municípios gaúchos a partir de 2024, possibilitando o aumento de recursos para o setor. 

 

O Saers tem como base o desempenho de 336.467 alunos dos ensinos Fundamental e Médio em escolas públicas gaúchas. 

 

Investimento e comprometimento 

 

Conforme a secretária de Educação e primeira-dama Stela Lawall, o município vê um aumento significativo no desempenho de seus alunos na avalição do Saers. “Este resultado demonstra que com investimento adequado e comprometimento, é possível fazer a diferença e promover uma educação pública de qualidade”. 

 

Entre as últimas medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Educação (SME), estão a reforma de escolas, a aquisição de telas interativas, promovendo a digitalização do ensino, a compra de novo veículo (caminhonete Fiat Strada) para o transporte da alimentação escolar e outras atribuições, e a formação continuada de professores e servidores. 

 

O prefeito Edson Lawall reiterou seu compromisso em continuar investindo na educação e em oferecer o melhor para as crianças e jovens da nossa comunidade. “Para evoluir na educação, nosso principal foco é a questão pedagógica. A parte administrativa é importante, mas o centro da escola deve estar voltado ao aluno para que o aprendizado se desenvolva”. 

 

Os números: 

 

Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (IMERS): 62.4927;

Posição no ranking: 157°; 

Índice de Qualidade da Alfabetização (IQA): 60,357; 

Índice de Qualidade dos Anos Iniciais (IQI): 60,526;

Índice de Qualidade dos Anos Finais (IQF): 48,571;

Índice de Aprovação (IA): 98,8.

 

* Com informações de GZH.

 

Texto: Gabriel Rodrigues 
Edição: Assessoria de Gabinete

601 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cerro Branco - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.