Educação - Segunda-feira, 25 de Setembro de 2023

PSE promove ações de fomento à alimentação saudável e cultura da paz

Atividades são promovidas pela Prefeitura de Cerro Branco nas escolas, em parceria com as secretarias de Educação e Saúde. Nova rodada foi realizada na Augusto Schultz

PSE promove ações de fomento à alimentação saudável e cultura da paz

SAÚDE NA ESCOLA | Cerro Branco realizou mais uma rodada do Programa Saúde na Escola (PSE), desta vez na Emeb Augusto Schultz. Profissionais das secretarias de Educação (SME) e da Saúde (SMS) proporcionaram um dia de muito conhecimento e interação aos alunos, visando a conscientização e promoção da alimentação saudável e o fomento da cultura de paz.

Esta edição do evento, promovida na última quinta-feira (21) pela Prefeitura Municipal de Cerro Branco em parceria com os governos federal e estadual, teve como objetivo principal ensinar e inspirar práticas mais saudáveis na alimentação e no convívio social.

De olho na alimentação

Os alunos participaram de atividades interativas que destacaram a importância de escolher alimentos nutritivos e equilibrados com a nutricionista Daniela Teichmann, coordenadora municipal da Rede Bem Cuidar (RBC/RS).

A segunda atividade realizada no ano na Augusto Schultz foi uma prática de pesagem dos níveis de açúcar e sódio de alimentos que as crianças e adolescentes mais consomem. “Na maioria das vezes, estes são industrializados com muitos aditivos (como por exemplo, refrigerantes, bolachas recheadas, salgadinhos, sucos de pacote e pacotes de bala) que, consumidos sem moderação, são prejudiciais à saúde”, esclarece a nutricionista.

“A ideia era que os alunos vissem na prática como esses alimentos possuem altos níveis de açúcar, sódio e conservantes, e fazer com que eles consumam com mais consciência e moderação”, explica. Em seguida, a profissional propôs uma atividade em que os estudantes fizessem uma votação para eleger os colegas que mais consumiam tais alimentos, realizando, assim, a pesagem dos aditivos.

Ação sobre alimentação saudável foi conduzida pela nutricionista Daniela Teichmann na Augusto Schultz. Fotos: Equipe PMCB/ Divulgação

Construção da cultura de paz

A cultura de paz também foi um ponto central do evento. Os alunos participaram de uma oficina de construção de vínculos, promovida pela coordenadora pedagógica da SME, Diênifer Züge. Através da metodologia em Práticas Restaurativas, a facilitadora abordou a comunicação assertiva promovendo o diálogo entre a turma e a construção de vínculos.

Entre as atividades propostas, estavam a Árvore das Emoções, em que os estudantes aplicaram adesivos de “emojis” (carinhas) que representam suas emoções. “Esta ação demonstra o compromisso de Cerro Branco com o bem-estar e o desenvolvimento integral de suas crianças e jovens, criando um ambiente mais acolhedor e harmonioso”, pontua.

A coordenadora pedagógica Diênifer Züge ministrou oficina de construção de vínculos aos alunos. Fotos: Equipe PMCB/ Divulgação