Saúde - Segunda-feira, 25 de Setembro de 2023

Cerro Branco recebe meio milhão de reais para a Saúde

Recursos são oriundos do PIES, no valor de R$ 330 mil, e do programa Avançar na Saúde, que prevê um aporte de mais de R$ 170 mil. Montante será investido na ampliação dos postos de saúde do município

Cerro Branco recebe meio milhão de reais para a Saúde

INVESTIMENTO NA SAÚDE | Na busca por oferecer um atendimento de qualidade aos seus cidadãos, o município de Cerro Branco deu um passo em direção à melhoria da saúde pública com a aprovação de dois projetos que devem ampliar sua infraestrutura.

O município foi contemplado com recurso em torno de R$ 330 mil do Governo do Estado do RS, através da Política Estadual de Incentivo para Qualificação da Atenção Básica (PIES), que será investido na ampliação da UBS 2, no bairro Rio Branco. O município também foi selecionado, juntamente com outros 160 municípios gaúchos que integram a Rede Bem Cuidar (RBC/RS), da seleção de projetos de reforma e ampliação de Unidas Básicas de Saúde (UBS).

Através do programa Avançar na Saúde, Cerro Branco deverá ser beneficiado com um aporte orçamentário no valor de R$ 170.691,90 mil (em fase de análise), que será destinado para a construção de salas na UBS 1, no Centro. O município encaminhou o ofício à secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, manifestando interesse em participar do processo seletivo em maio deste ano. Somados, os recursos ultrapassam o montante de meio milhão de reais.

UBS 1, do Centro, deve receber mais de R$ 170 mil do Avançar na Saúde para investimento em infraestrutura. Foto: Gabriel Rodrigues/ PMCB

Referente à obra da unidade de saúde do Rio Branco, o recurso já está na conta da Prefeitura Municipal e a empresa que executará o serviço será conhecida no dia 7 de outubro (em fase de licitação). O recurso será investido na construção de dois banheiros com acessibilidade (masculino e feminino), sala para farmácia, garagem, conserto do toldo (telhado dos fundos do pavilhão) e pintura interna e externa do prédio.

O prefeito Edson Lawall manifestou sua satisfação com a aprovação dos projetos: “Nossa administração está comprometida com a saúde e o bem-estar de nossos cidadãos. Essas melhorias elevarão o padrão de atendimento em nossa cidade, demostrando o nosso compromisso em oferecer uma saúde pública acessível e de qualidade para todos”, afirma ele.

Aporte de R$ 330 mil do PIES deve beneficiar ampliação da UBS 2, no bairro Rio Branco. Foto: Gabriel Rodrigues/ PMCB

Sobre a RBC/RS

A Rede Bem Cuidar RS (RBC/RS) integra o Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (PIAPS) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul dentro do componente estratégico de qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS).

Trata-se de uma proposta de colaboração entre as gestões estadual e municipal, os trabalhadores da saúde e a população. O objetivo do projeto é incentivar a melhoria e o fortalecimento dos serviços de APS oferecidos à população gaúcha.

A estratégia Rede Bem Cuidar/RS foi lançada em agosto de 2021 pelo Estado para qualificar as equipes ESF. Atualmente, a Rede Bem Cuidar está presente em 428 municípios, para os quais foram destinados R$ 25,6 milhões para a implantação e R$ 21,4 milhões para aquisição de equipamentos de saúde bucal, além de R$ 8 mil de custeio mensal.

Fontes de recursos

O Programa Avançar na Saúde, lançado em setembro de 2021, é um plano de investimentos para obras e aquisição de equipamentos para a qualificação da rede hospitalar, da assistência farmacêutica e das unidades básicas de saúde do Rio Grande do Sul.

A Política de Incentivo Estadual à Qualificação da Atenção Básica em Saúde (PIES), implantada em 2011 pela SES/RS, visa a ampliação do volume de recursos repassados aos municípios e torna a utilização de critérios de distribuição mais compatíveis com o princípio da equidade, através de um conjunto de medidas articuladas com as políticas federais nesta área.

Mais informações e lista de municípios contemplados em Rede Bem Cuidar - resultado do edital de processo seletivo 01/2023