Educação - Quinta-feira, 28 de Setembro de 2023

Escolas do município vão passar por reforma

Os prédios da Emei Tia Clara e das Emebs Carlos Müller e David Unfer serão revitalizados a partir de outubro. Obras de melhorias na infraestrutura estão orçadas em R$ 270 mil. SME adquire novo veículo

Escolas do município vão passar por reforma

REVITALIZAÇÃO DAS ESCOLAS | Três grandes obras aguardadas pela comunidade cerro-branquense, a reforma da Emei Tia Clara e das Emebs Carlos Müller e David Unfer, estão finalmente saindo do papel.

As próximas obras a serem licitadas serão das escolas Carlos Müller e da David Unfer. Já no dia 11 de outubro serão recebidas as propostas para a reforma da creche Tia Clara.

A Emeb Carlos Müller será contemplada com obra de melhorias na infraestrutura. Foto: Gabriel Rodrigues/ PMCB

O projeto da Emei Tia Clara contempla a troca de piso e contrapiso de algumas salas, a instalação de iluminação de emergência e a execução de um acesso coberto nos fundos do prédio. Na David Unfer e na Carlos Müller, estão previstos a realização de reparos estruturais no prédio, revitalização do refeitório, troca de guarda-ventos, pintura e adequação às normas de acessibilidade e ao PPCI, atendendo exigências estabelecidas pelo Ministério Público.

A Emeb David Unfer passará por reforma estrutural no prédio, com reforma do refeitório e adequação às normas de acessibilidade. Foto: Gabriel Rodrigues/ PMCB

Os projetos são elaborados pelo engenheiro civil do município, Mateus Costa. As obras de melhorias na infraestrutura dos prédios estão orçadas em R$ 90 mil cada, totalizando R$ 270 mil, e serão realizadas com recursos próprios. A Emei Tia Clara está sob a direção de Fabiana Scheidt, a Carlos Müller pela diretora Eloísa Bilha e David Unfer é dirigida por Debora Fardin.

O prefeito Edson Lawall e a primeira-dama e secretária da pasta, Stela Lawall, comemoram estas importantes obras da Educação que serão executada pela Prefeitura de Cerro Branco. “A transformação destes espaços proporcionarão um ambiente ainda mais seguro e com melhor infraestrutura para os nossos alunos e professores. A iniciativa reflete nosso compromisso contínuo com a Educação e o bem-estar da nossa comunidade”, afirma Lawall.

“Estas obras representam um marco significativo para a nossa comunidade escolar, beneficiando não apenas nossos queridos alunos, mas também seus pais e dedicados professores”, acrescenta Stela.

Compra de novo carro e telas interativas

A reforma das escolas soma-se à recente aquisição de um novo veículo Fiat Strada, no valor de R$ 117,9 mil, para a equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME) e a inauguração de telas interativas, avaliadas em R$ 93 mil, nas três escolas da rede municipal de ensino, conforme previsto pelo planejamento anual da SME.

O prefeito Edson Lawall entrega a chave do novo veículo da Educação para a secretária da pasta, Stela Lawall. Foto: Gabriel Rodrigues/ PMCB

“É com grande satisfação que, em nome da Administração Municipal, expresso nosso sincero agradecimento a todos que contribuíram para a aquisição do novo veículo destinado à Secretaria Municipal de Educação. Esta conquista representa um avanço significativo em nossa capacidade de oferecer um serviço de qualidade para nossos alunos e comunidade escolar”, agradeceu o prefeito.

Conforme a secretária de Educação, o novo veículo será de extrema utilidade no transporte da merenda escolar e de materiais de obras e outras atividades essenciais para o funcionamento adequado de escolas e programas educacionais. "Esta aquisição fortalece nosso compromisso com a educação de qualidade em nosso município, proporcionando melhores condições de trabalho para nossos profissionais e garantindo que nossos alunos tenham acesso a uma educação de excelência”, afirmou.

Alta no índice de qualidade da Educação

Os gestores também demonstraram grande satisfação com a alta no índice que as escolas municipais alcançaram nas provas do Saers, sistema de avaliação do rendimento escolar do RS.

Cerro Branco aparece na 157ª posição do ranking que mede o conhecimento de estudantes dos ensinos Fundamental e Médio nas disciplinas de Português e Matemática. O desempenho servirá de base para a distribuição do ICMS em 2024, possibilitando o aumento de recursos para o setor.

“Nosso reconhecimento a todos os profissionais da Educação. Temos excelentes professores que fazem de sua profissão uma missão de transformação, envolvendo toda a comunidade, direções escolares e SME, grandes parceiros neste processo”, destaca o prefeito.

* Atualizado em 28/09, às 15h47.

Foto (capa): Fabiana Scheidt