.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda-Feira a Sexta-Feira das 7:45 às 11:45 e das 13:00 às 17:00 Horas

Saúde - Sexta-feira, 29 de Setembro de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura promove programação alusiva ao Setembro Amarelo

Saúde, Educação e Desenvolvimento Social e CRAS se juntaram para realizar uma série de atividades com foco na saúde mental. Município recebeu o médico psiquiatra Rafael de Araújo


Prefeitura promove programação alusiva ao Setembro Amarelo

SETEMBRO AMARELO | O mês é colorido de amarelo em razão da campanha mundial de prevenção ao suicídio e, mesmo chegando ao fim, os cuidados com a saúde mental continuam o ano todo. 

 

Nesse sentido, a Prefeitura de Cerro Branco continua empenhada em conscientizar a população sobre a importância de abordar o tema e oferecer apoio a quem precisa. 

 

Durante todo o mês, as secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social e CRAS se juntaram para realizar uma série de atividades com o objetivo de espalhar a mensagem de solidariedade e cuidado. 

 

Curso de qualificação

 

Na manhã desta quarta-feira (27), os profissionais da Saúde realizaram um curso de capacitação sobre o manejo de pacientes psiquiátricos com o médico especialista Rafael Moreno Ferro de Araújo, no Centro de Múltiplo Uso Chico Streck. 

 

Durante o encontro, Rafael de Araújo, que veio de Lajeado (RS) ao município, prestou instruções e informações sobre o acolhimento, escuta, conduta, prescrição medicamentosa e acompanhamento clínico de pacientes, visando à formação e a qualificação dos profissionais da Saúde. 

 

Na ocasião, o vice-prefeito e secretário de Saúde, Ivancur Seckler, esteve presente na reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR), promovida pela 8ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), em Cachoeira do Sul (RS).

Profissionais da Saúde participam de capacitação sobre manejo de pacientes psiquiátricos. Fotos: Gabriel Rodrigues/ PMCB

 

2º Movimento Pela Vida

 

A programação do Setembro Amarelo seguiu à tarde com a campanha 2º Movimento Pela Vida, envolvendo alunos das turmas de ensino fundamental das escolas municipais e estadual de Cerro Branco, no Pavilhão da Comunidade Betel.

 

O médico psiquiatra Rafael de Araújo realizou uma palestra com foco na saúde emocional de jovens estudantes, abordando temas como inteligência emocional, ações de combate ao bullying nas escolas, o impacto das novas tecnologias e a inserção no mercado de trabalho. 

 

O evento também contou com a apresentação artística do Sarau Literário da Orquestra Canto e Dança do Colégio Medianeira de Candelária.

Alunos, professores e servidores da Educação participam do 2º Movimento Pela Vida. Fotos: Gabriel Rodrigues/ PMCB

 

Serviços e ações de apoio à população

 

Ao longo deste mês, a iniciativa também contemplou a realização de rodas de conversa realizadas em escolas, unidades de saúde e centros comunitários. Especialistas em saúde mental, psicólogos e voluntários compartilharam informações sobre os sinais de alerta, formas de auxílio e a importância de falar sobre o tema. 

 

A Prefeitura de Cerro Branco também ofereceu apoio psicológico gratuito e os postos de saúde deixaram à disposição da comunidade caixas para mensagens de apoio e pedido de ajuda. 

 

Profissionais dos postos de saúde também distribuíram materiais e produziram cartazes com frases em alusão à campanha do Setembro Amarelo, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor para quem precisava de suporte ou simplesmente de alguém para conversar.

 

Vínculo entre Prefeitura e comunidade

 

O prefeito Edson Lawall enfatizou a importância de continuar o trabalho de apoio à saúde mental ao longo do ano em nosso município e o comprometimento da Prefeitura Municipal em oferecer apoio e recursos para todos os cidadãos que precisam de ajuda.

 

“Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha. Nós da Prefeitura possuímos profissionais (psicólogos), tanto na Saúde como no CRAS à disposição para ajudá-lo”, afirmou.

 

Conforme o vice-prefeito e secretário de Saúde Ivancur Seckler, a programação alusiva ao Setembro Amarelo em Cerro Branco teve um impacto significativo na conscientização sobre a prevenção ao suicídio. “Com a participação ativa da comunidade, foi possível criar um ambiente de apoio e empatia para aqueles que enfrentam desafios emocionais e psicológicos. A Prefeitura e a comunidade estão unidos para enfrentar esse desafio de saúde pública”.

 

Assista

 

Vídeo mostra momentos da programação alusiva ao Setembro Amarelo em Cerro Branco.

 

Texto: Gabriel Rodrigues
Edição: Assessoria de Gabinete

624 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cerro Branco - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.