.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda-Feira a Sexta-Feira das 7:45 às 11:45 e das 13:00 às 17:00 Horas

Educação - Quarta-feira, 04 de Outubro de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Programa Escola em Tempo Integral será implantado em Cerro Branco

A Emeb Carlos Müller irá aderir ao programa do MEC que promove a educação integral. SME recebe o Encontro Regional do Projeto Colmeia e cumpre agenda de eventos e reuniões


Programa Escola em Tempo Integral será implantado em Cerro Branco

NOVIDADE NA EDUCAÇÃO | A Secretaria Municipal de Educação (SME) anunciou a adesão do município ao programa do Governo Federal Escola em Tempo Integral. O projeto, coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC), será implementado na Emeb Carlos Müller em 2024.

 

O programa, instituído pela Lei nº 14.640 de 31 de julho de 2023, visa fomentar a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica, na perspectiva da educação integral. “Essa é uma conquista fruto de muito trabalho em prol da educação e das comunidades onde as escolas estão inseridas”, destacou a secretária da pasta, Stela Lawall.

 

O projeto prevê assistência técnica e financeira para a criação das matrículas em tempo integral - igual ou superior a sete horas diárias ou 35 horas semanais - considerando propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular, na ampliação da jornada de tempo na perspectiva da educação integral e a priorização das escolas que atendam estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica. 

 

“A Secretaria Municipal de Educação está comprometida em continuar promovendo iniciativas que enriqueçam a educação e o desenvolvimento das crianças e jovens do município. Essas parcerias e eventos demonstram o esforço contínuo para criar um ambiente educacional enriquecedor e inclusivo em Cerro Branco”, acrescentou Stela.

 

A notícia foi compartilhada na tarde desta terça-feira (3) durante a reunião com as gestoras das escolas no gabinete municipal. O momento serviu também para alinhar ações, projetos e iniciativas nas instituições de ensino, previstos no Calendário Escolar 2023. 

Reunião de gestoras da SME ocorreu na tarde desta terça-feira (3) no gabinete municipal. Fotos: Gabriel Rodrigues/ PMCB

 

O encontro contou com a presença da secretária de Educação Stela Lawall, equipe da SME e das quatro diretoras das escolas municipais e estadual – das Emebs Carlos Müller Eloísa Bilha, da David Unfer Debora Fardin e da Augusto Schultz, Savana Haupt, da Emei Tia Clara, Fabiana Scheidt e do Colégio Estadual Cerro Branco, Giovani de Moraes.

 

Na oportunidade, foram definidas também as mostras pedagógicas culturais das escolas, as viagens de estudos para Santo Ângelo na Região das Missões e as etapas dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs). 

 

Encontro Regional do Projeto Colmeia 

 

Uma das iniciativas de destaque na Educação foi a realização do Encontro Regional do Projeto Colmeia na última quinta-feira (28). O objetivo do evento é contemplar a formação continuada de educadores e a troca de conhecimentos entre os municípios através de parceria com o programa educacional A União Faz A Vida, da Cooperativa Sicredi. 

 

Na oportunidade, foram fortalecidas as boas práticas, a metodologia de projetos e principalmente temas que impactam, o trabalho na sala de aula, desenvolvendo a aprendizagem nas comunidades onde as escolas atuam. 

 

O encontro ocorreu no Centro de Múltiplo Uso Chico Streck, reunindo aproximadamente 40 profissionais dos municípios de Candelária, Novo Cabrais, Agudo, Vale do Sol, Estrela Velha, Passa Sete, Sobradinho, Lagoão e Lagoa Bonita do Sul. 

 

Durante o evento, o prefeito Edson Lawall agradeceu a presença da coordenadora do programa A União Faz A Vida, professora Luci Fornari Abreu e as assessoras Wanda Appel, Cristiane Biscaino e Catiele Boneli. Lawall salientou o impacto positivo que as formações fazem nas escolas junto aos estudantes, transformando vidas e criando oportunidades.

Encontro Regional do projeto Colmeia, em parceria com o programa A União Faz A Vida, ocorreu no Chico Streck. Fotos: Gabriel Rodrigues/ PMCB

 

Reconhecimento

 

Recentemente, o programa A União Faz A Vida foi agraciado com o 1º lugar em todo o Brasil com boas práticas na Educação em Brasília. A coordenadora recebeu um mimo das mãos do prefeito Edson Lawall em forma de reconhecimento pelo trabalho realizado em Cerro Branco. 

 

A Emeb Augusto Schultz e seus alunos realizaram uma apresentação interativa com o público na abertura do evento. O grupo de dança da escola é coordenado pela professora Patrícia Rocca Escobar, a estagiária Maitieli e a professora substituta Francisca Lobato Massires. Assista ao vídeo.

 

Cooperativa Cooejoma em ação

 

Os cooperados da Cooperativa Escolar dos Jovens Marceneiros (Cooejoma) de Cerro Branco, acompanhados de seus professores orientadores Vanesa Davila Anneter e Diego Sauer, participaram de atividades realizadas pela professora Elisangela Oliveira Lopes. 

 

As atividades, realizadas entre os dias 26 e 27 de setembro nas escolas, têm o objetivo de conhecer a realidade das unidades de ensino de Cerro Branco. O encontro possibilita a integração e a troca de aprendizados e vivências entre jovens e crianças que participam da Cooejoma.

Último encontro do Cooejoma ocorreu no fim de setembro nas escolas do município. Fotos: Reprodução/ Divulgação

 

Ronda Crioula da Emei Tia Clara

 

Outro destaque da semana foi a Ronda Crioula promovida pela Emei Tia Clara na última segunda-feira (2). O evento alusivo à Semana Farroupilha proporcionou uma experiência cultural enriquecedora e fortaleceu os laços das crianças com a tradição gaúcha.

 

O pátio da escola foi decorado com elementos da cultura gaúcha, com espaço temático para fotos, churrasquinho e um divertido passeio de carroça. Os pequenos vestiram trajes típicos.

 

As atividades foram acompanhadas pela diretora, Fabiana Scheidt, e demais monitoras e servidoras da creche. Veja alguns momentos.

Emei Tia Clara promove dia de Ronda Crioula com as crianças da creche. Fotos: Gabriel Rodrigues e equipe da SME/ PMCB

 

* Atualizado em 5/10, às 8h51.

 

Texto: Gabriel Rodrigues 
Edição: Assessoria de Gabinete

743 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cerro Branco - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.