Administração - Segunda-feira, 09 de Outubro de 2023

Prefeitura recebe equipe do EstúdioA para agregar visual do projeto do Morro Cerro Branco

Os profissionais voluntariaram-se com serviços de renderização e modelagem 3D do projeto que engloba mirante e quiosque no alto da Pedra Branca. Equipe também deve elaborar estudo técnico para revitalizar o Lago Municipal

PROJETO DO MORRO | A Prefeitura Municipal de Cerro Branco recebeu a equipe do EstúdioA Arquitetura Total, de Candelária (RS), para discutir a visual do projeto do mirante e do quiosque do Morro Cerro Branco. O objetivo do encontro foi agregar uma nova dimensão ao projeto que visa desenvolver o potencial turístico do Morro Cerro Branco, cartão-postal do município.

Foram recebidos pela primeira-dama e secretária de Educação Stela Lawall e pela secretária de Desporto, Turismo e Cultura, Scheila Fritz, a arquiteta Alice Hubner e o engenheiro civil cerro-branquense, Maxwell Becker. Durante a reunião realizada no gabinete municipal, foram propostas ideias e sugestões para o projeto desenvolvido pelo engenheiro civil da Prefeitura Municipal, Mateus da Costa, que acompanhou a comitiva na recepção aos visitantes.

Os profissionais do EstúdioA voluntariaram-se com a produção de serviços de renderização e 3D, que geram imagens realistas e facilitam a modelagem, simulação e análise do projeto. Conforme Alice Hubner e Maxwell Becker, esta parceria do escritório com a Prefeitura Municipal busca qualificar a apresentação do projeto para apreciação da comunidade cerro-branquense.

Na ocasião, também foram discutidas questões de infraestrutura da obra, utilização de materiais e atrativos turísticos, bem como a iluminação da Pedra Branca, formação de rochas brancas no topo do morro, situada a uma altura de 573 metros de altitude. A obra prevê ainda a construção de sanitários e a execução de sinalização turística em pontos do município.

Potencial turístico

“Estamos comprometidos em desenvolver o potencial turístico do município e o nosso principal objetivo é oferecer melhores condições de infraestrutura e atrativos para receber a nossa comunidade e visitantes. Em vista disso, estamos em busca de recursos e parcerias para garantir a continuidade deste importante projeto”, destacou a secretária Scheila Fritz.

Já a primeira-dama e secretária de Educação, Stela Lawall, encara com otimismo este projeto, que deve envolver também alunos em ações de conscientização ambiental e visitas guiadas.

Contemplação de recurso

Em setembro, o prefeito Edson Lawall compareceu à sede da Secretaria de Turismo do RS, onde reuniu-se com o diretor da pasta, João Bertoldi, para tratar de assunto referente à assinatura do convênio de construção do mirante e do quiosque do Morro Cerro Branco.

O encontro objetiva a contemplação de recurso da Consulta Popular (2021/2022), no valor de R$ 177.287,27 mil e contrapartida mínima de R$ 9.330,91 mil.

Processo de desapropriação

Recentemente a Prefeitura Municipal obteve uma decisão liminar favorável do processo de desapropriação de um terreno de 20 mil metros quadrados na localidade. A expedição de mandado de emissão na posse foi determinada pela juíza-substituta Lilian Astrid Ritter, da Primeira Vara Cível da Comarca de Cachoeira do Sul.

Com base nesse mandado, o poder público municipal agora poderá registrar a posse da área objeto da desapropriação junto ao Registro de Imóveis para dar prosseguimento à assinatura do convênio, informou a procuradora jurídica do município, Geovana Zuchetto.

Revitalização do Lago Municipal

A secretária de Desporto, Scheila Fritz, aproveitou a visita da equipe do EstúdioA Arquitetura Total para tratar do projeto de revitalização do Lago Municipal, situado aos fundos do prédio do centro administrativo cerro-branquense. Os profissionais ficaram responsáveis pela elaboração de estudo técnico visando melhorar a estrutura do espaço.

Secretária de Desporto, Scheila Fritz (ao centro) e o engenheiro civil, Mateus da Costa (de costas, à esq.) apresentam o Lago Municipal à equipe do EstúdioA. Fotos: Gabriel Rodrigues/ PMCB

No local há uma pista de caminhada com 300 metros de extensão, que abrange todo o entorno do lago, além de um jardim, bancos de madeira e um pé de figueira de folha larga replantado há 13 anos em uma ilha na parte central.