Administração - Quinta-feira, 19 de Outubro de 2023

Marli Hoffmann toma posse como secretária de Desenvolvimento Social

Com quase três décadas de experiência na Assistência, Marli Hoffmann volta ao comando da SMDS. Prefeito Edson Lawall assume como secretário interino de Administração

Marli Hoffmann toma posse como secretária de Desenvolvimento Social

MUDANÇAS NA GESTÃO | O prefeito, Edson Lawall, anunciou mudanças na gestão da Prefeitura de Cerro Branco. Marli Schüller Hoffmann retorna ao comando da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), após três anos afastada do cargo. Ela substitui a secretária Alzira Rosane Rediske Beskow, que encerrou suas atividades no último dia 28 de setembro.

Marli Hoffmann possui larga experiência em quase 30 anos na área, ingressando no serviço público no ano de 1994, quando assumiu o posto de coordenadora do antigo Núcleo de Bem-Estar Social durante os quatro mandatos do ex-prefeito Jorge Luis Hoffmann (1993-1996, 2001-2004, 2005-2008 e 2017-2020).

O antigo Núcleo de Bem-Estar Social, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) até 2006, antecedeu à criação da SMDS, datada em outubro de 2010 – quando a secretaria integrava a pasta de Habitação, sendo desvinculada mais tarde, em 2014.

Quem é Marli Hoffmann

Natural de Cachoeira do Sul, Marli Hoffmann é radicada em Cerro Branco há 42 anos e acompanhou todo o processo de transição, implementação e estruturação da Secretaria de Desenvolvimento Social (2010) e do CRAS (2006) no município, além da instituição do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) no país.

“Quando iniciei, não contávamos com toda a estrutura, recursos e ferramentas que o município possui hoje, mas dentro das condições e conhecimentos que contávamos à época, atuávamos no atendimento dos grupos de idosos, crianças, PCDs, mulheres e outros. Inclusive, servimos de modelo na Assistência Social na região, sendo chamados para prestar consultoria para municípios maiores, como Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul”, recorda-se ela.

“Em toda a minha trajetória na Assistência Social, nunca atuei sozinha, sempre estive acompanhada de uma boa equipe, atuando junto às demais secretarias e órgãos competentes, como o CRAS e o Conselho Tutelar. Quero continuar dando o meu melhor pela população cerro-branquense, contribuindo para a melhoria e o desenvolvimento constantes dos nossos serviços socioassistenciais, dentro das leis que nos amparam. Todo bom projeto e iniciativa tem a participação da comunidade, e me coloco à disposição da população para continuar fomentando o vínculo e parceria com a nossa gestão” - Marli Hoffmann.

Arte: Gabriel Rodrigues/ PMCB

Atuação na SMDS

A nova secretária da SMDS garantiu dar continuidade aos serviços e oficinas que estão em andamento em Cerro Branco, como o Recriando (projeto carro-chefe da pasta que atende a população feminina no município), grupos da terceira idade, Amigos Especiais, Padaria Comunitária e outros.

O prefeito Edson Lawall expressou seu reconhecimento aos serviços prestados pela ex-secretária Rosane Beskow, que atuou durante os três primeiros anos da atual gestão (2021 a 2023) e sinalizou positivamente à nomeação de Marli Hoffmann. O ato de posse no gabinete municipal contou com a presença também da primeira-dama e secretária de Educação Stela Lawall, da ex-secretária de Administração, Emanuéli Sima (à dir., na foto), dos secretários de Desporto, Scheila Fritz, de Obras, Charles Petermann, e de Finanças Lucas Daniel Milbradt, e do assessor jurídico Manoel Ghiringhelli Felix.

Ato de posse da nova secretária da SMDS, Marli Hoffmann contou com a presença do prefeito Edson Lawall e de secretários e assessores do governo municipal, incluindo a ex-secretária de Admnistração, Emanuéli Sima (à dir., na foto). Foto: Gabriel Rodrigues/ PMCB

Prefeito reassume o comando da Administração

Edson Lawall também assume interinamente a função de secretário de Administração, após a recente saída de Emanuéli Sima. O prefeito, que também atua como secretário de Desenvolvimento Econômico, manifestou seu agradecimento pela dedicação e apoio de Manu, como é conhecida, frente às funções administrativas e representativas do município.

Lawall também falou sobre o retorno de sua função ao comando da pasta: “Nosso objetivo é dar continuidade aos serviços públicos, pautada pela mesma dedicação e trabalho árduo que buscamos em nossa Administração. Vamos manter o foco na qualidade dos serviços municipais, fortalecer as ações existentes e buscar novas estratégias e parcerias em benefício do desenvolvimento do nosso município e dos cidadãos cerro-branquenses”, afirmou o prefeito.

Arte: Gabriel Rodrigues/ PMCB

Saiba mais

Rosane Beskow também foi secretária de Desenvolvimento Social durante os três primeiros anos do governo Marlon Leandro Melchior (Tuta), de 2013 a 2016.

Emanuéli Sima iniciou sua vida na administração pública como estagiária do CIEE, assumindo a direção da Câmara de Vereadores e o cargo em Comissão. Em junho de 2022, assumiu a Secretaria de Administração, permanecendo até 15 de outubro.