Educação - Sexta-feira, 20 de Outubro de 2023

Assistência Social e Senac oferecem 11 cursos gratuitos de capacitação

Município é beneficiado com R$ 250 mil do Governo do RS, que será aplicado na execução do projeto Capacita Cerro Branco e na ampliação da oferta de cursos de capacitação profissional para a população; confira lista

Assistência Social e Senac oferecem 11 cursos gratuitos de capacitação

CAPACITA CERRO BRANCO | Através da Consulta Popular 2022/2023, o município de Cerro Branco foi contemplado com o recurso de R$ 200 mil junto à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional do Governo do Estado do RS para execução do projeto Capacita Cerro Branco.

Neste momento, o plano de trabalho aguarda a formalização do convênio. Serão ofertados cursos gratuitos em diversas áreas visando a profissionalização e capacitação da população, especialmente de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Entre os cursos que serão ofertados no município, estão: técnicas básicas de pedreiro, informática office mobile (smartphones e tablets), noções básicas de padaria e confeitaria, cuidador de idoso, curso de idiomas (Língua Inglesa), elétrica predial básica e outros. Confira a descrição completa dos cursos e respectivas cargas horárias:

Arte: Gabriel Rodrigues/ PMCB

Mais R$ 50 mil do RS Qualificação

O município se habilitou e também foi selecionado pelo programa RS Qualificação, dentro do edital STDP nº 01/2023 via chamamento público de coinvestimento, para receber R$ 50 mil. O recurso será investido na oferta de cursos de qualificação e capacitação profissional.

Para este recurso, o plano de trabalho está em fase de elaboração. Em razão disso, a equipe técnica da Prefeitura Municipal se reuniu, nesta quarta-feira (18), juntamente com o prefeito Edson Lawall, Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS) e CRAS, com a equipe do Senac Cachoeira do Sul. O encontro objetiva discutir ideias e identificar prioridades de capacitação para a população.

Do executivo municipal, fizeram-se presentes na reunião: o prefeito Edson Lawall, a secretária de Desenvolvimento Social Marli Hoffmann, a coordenadora do CRAS, Ana Cláudia Kasburger e a coordenadora do Setor de Projetos, Dinéia D' Anneter. Do Senac Cachoeira, o colaborador regional de soluções corporativas, Ricardo Schwartz, e o executivo de soluções corporativas do Sesc/ Senac RS, Leandro Rosenau.

O programa RS Qualificação tem como objetivos: a cooperação entre o Estado e o município, fortalecendo a empregabilidade e a renda local, a ampliação da oferta de qualificação e capacitação profissional, a realização de formação profissional e o aumento da empregabilidade, bem como o desenvolvimento da economia local.

Incentivo ao empreendedorismo

O prefeito Edson Lawall comemorou essas importantes conquistas para o município. “Por meio de parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura Municipal de Cerro Branco e o Senac Cachoeira se uniram para disponibilizar cursos gratuitos para a nossa população, visando a inserção no mercado de trabalho e a qualificação profissional. Desse modo, buscamos incentivar o empreendedorismo e fortalecer a economia local”, afirmou ele.

Texto e mídia: Gabriel Rodrigues