.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Evento reuniu usuários e familiares do Grupo de Convivência Amigos Especiais e contou com uma série de atividades no Chico Streck
FESTA DA INCLUSÃO | Com o objetivo de reforçar o compromisso com a integração e o fortalecimento de vínculos na comunidade, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realizaram uma atividade com o Grupo de Convivência Amigos Especiais direcionado às pessoas com deficiência e seus familiares.
Uma dupla de servidores municipais se caracterizou de palhaços para realizar danças e atividades lúdicas repletas de cores, risos e alegria. A iniciativa, realizada na última segunda-feira (16), no Centro de Múltiplo Uso Chico Streck, celebra a inclusão dos usuários à comunidade e de outros grupos existentes no serviço, bem como suas famílias.
“O Grupo de Convivência Amigos Especiais é mais do que uma atividade, é uma comunidade que se apoia, compartilha e cresce unida. Por meio desse projeto, o CRAS demonstra seu compromisso com a inclusão, o respeito e o apoio àqueles que mais necessitam”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Marli Hoffmann.
Sobre o Grupo de Convivência Amigos Especiais:
O Grupo de Convivência Amigos Especiais é composto por crianças, adolescentes e adultos com diferentes tipos de deficiência e seus familiares, que se dedicam também ao trabalho de suporte e prestam apoio às equipes da SMDS e do CRAS.
Principais objetivos:
. Proporcionar a integração social dos participantes, oferecendo um espaço seguro e acolhedor;
. Permitir que os participantes sejam protagonistas do seu processo de emancipação e inserção social;
. Criar um ambiente acolhedor onde a troca de experiências é valorizada, promovendo a troca de experiências entre familiares e o fortalecimento de laços interpessoais;
. A metodologia do Grupo de Convivência Amigos Especiais é estruturada de forma a atender às necessidades e interesses do público-alvo.
A atuação acontece em duas frentes:
. Encontros mensais conjuntos: são realizados dois encontros. No primeiro, pessoas com deficiência e seus familiares se reúnem para participar de atividades variadas, tais como exercícios físicos, música, dança, teatro e trabalhos manuais. Esse espaço oferece não apenas entretenimento, mas também oportunidades de desenvolvimento e integração.
. Encontros exclusivos para familiares: em um segundo momento, os familiares se reúnem, coordenados por profissionais especializados, como psicólogos ou assistentes sociais. Esse espaço é reservado para que as famílias compartilhem suas experiências, identifiquem pontos em comum, reconheçam o potencial de seus entes queridos e, acima de tudo, se apoiem mutuamente.
Além disso, as reuniões incentivam a mobilização para reivindicação de direitos, a busca de novos contextos de participação social e o reconhecimento de que todos são sujeitos de direitos.
Fonte: SMDS e CRAS
Texto: Gabriel Rodrigues
Apoio: Lucas Vieira
Edição: Assessoria de Gabinete
.
.
.
.