Saúde - Segunda-feira, 23 de Outubro de 2023

Campanha de Multivacinação aplicou 56 doses em Cerro Branco

Desde a última semana, a Sala de Vacinas da ESF 1 recebeu 159 crianças e adultos para regularizar a sua situação vacinal. Dia D de Multivacinação registrou movimento intenso neste último sábado (21)

Campanha de Multivacinação aplicou 56 doses em Cerro Branco

SAÚDE | O Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, promovido no último sábado (21) em Cerro Branco, aplicou 56 doses em crianças, adolescentes e adultos. Desde a última semana, a Sala de Vacinas do posto da Estratégia de Saúde Familiar (ESF 1) recebeu 159 pessoas de 0 a 15 anos de idade.

O fim de semana registrou um movimento intenso, com a participação de 46 pacientes menores de idade e cinco adultos. O ponto de imunização, situado no Centro, funcionou em horário estendido, das 7h45 às 17h, sem fechar ao meio-dia. “Essa é a oportunidade para todos os cidadãos manterem a carteira de vacinação em dia, independentemente da idade”, destaca o vice-prefeito e secretário de Saúde, Ivancur Seckler.

Visita do Zé Gotinha e muitas brincadeiras

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou um dia repleto de atividades, que contou com a visita do Zé Gotinha, celebrada pelas crianças com muitas brincadeiras e fotos.

Palhaços e outros personagens infantis também garantiram a alegria da criançada e ajudaram a tornar esse momento mais ameno. A ação ainda contou com músicas temáticas, distribuição de pipoca colorida, pirulitos, balões e adesivos, além de piscina de bolinha e espaço para pintura facial.

Campanha segue até o próximo sábado (28)

A campanha de multivacinação se estende até o próximo sábado (28) em Cerro Branco, abrangendo o público-alvo (crianças e adolescentes de até 15 anos) e pessoas de todas as faixas etárias, incluindo adultos e idosos. As estatísticas atendem às expectativas dos profissionais da Saúde considerando a adesão da população cerro-branquense à iniciativa.

“Ficamos bem contentes com a procura de todos durante a última semana e, principalmente, no sábado. As crianças aproveitaram para se divertir enquanto aguardavam para atendimento da imunização. Muitas mães relataram que esta recepção amenizou este momento para muitos, além de adultos que também se fizeram presentes atualizando suas carteiras de vacinação”, afirmou a enfermeira coordenadora de imunizações Kelly Emilli Becker.

A ação, promovida pelo Ministério da Saúde e conduzida no município através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), contou com o apoio das técnicas de Enfermagem Fabiane dos Santos e Danúbia Furlan e das agentes comunitárias de saúde, Gabriela Scheffel e Márcia Rediske.

Vacinas disponíveis

O principal objetivo da ação é elevar as coberturas vacinais, reduzindo o risco de reintrodução e disseminação de doenças preveníveis por vacina no Brasil.

Entre os principais imunizantes do calendário de rotina estão as vacinas contra poliomielite, hepatites, BCG, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Covid-19 e Influenza.

Dia D da Multivacinação movimentou pessoas de todas as idades neste último fim de semana em Cerro Branco. Fotos: SMS/ Divulgação

Apoio: Kelly Becker