.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda-Feira a Sexta-Feira das 7:45 às 11:45 e das 13:00 às 17:00 Horas

Administração - Quarta-feira, 01 de Novembro de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Cerro Branco sedia nova etapa da Consulta Popular 2023

Reunião do Corede Jacuí-Centro definiu seis projetos que irão para votação popular e elegeu dois delegados municipais para defender propostas na próxima etapa da Assembleia


Cerro Branco sedia nova etapa da Consulta Popular 2023

CONSULTA POPULAR | O Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) da Região Jacuí-Centro esteve reunido na tarde da última segunda-feira (30), na Câmara de Vereadores de Cerro Branco, para tratar das seis demandas de interesse municipal e regional que estarão na cédula de votação da Consulta Popular deste ano. 

 

Para o processo deste ano, o Governo do Estado do RS destinará R$ 60 milhões do orçamento para as ações e os projetos escolhidos pela população em todo o Estado. O Corede Jacuí-Centro – a qual Cerro Branco faz parte, juntamente com Cachoeira do Sul, Novo Cabrais, Paraíso do Sul, Restinga Seca, São Sepé e Vila Nova do Sul –, ficou com a fatia de R$ 2,2 milhões, a qual será repartida entre os sete municípios da região. 

 

O recurso será dividido em projetos nas áreas de Assistência Social; Agricultura; Ciência, Tecnologia e Inovação; Desenvolvimento Rural; e Turismo. Portanto, ficaram definidas as seguintes políticas:

 

Nas demandas sociais:

 

1) Habitação (reformas para os cadastros no CadÚnico);

2) Benefícios eventuais (para os cadastrados no CadÚnico).

 

Nas demais demandas:

 

1) Agricultura: correção do solo com calcário e cisternas para armazenamento de água da chuva;

2) Ciência, Tecnologia e Inovação: estação experimental para agroindústrias da UERGS;

3) Desenvolvimento Rural: construção, reforma e melhorias em micro açudes;

4) Turismo: infraestrutura turística.

 

Delegados eleitos

 

Considerando o número de participantes na Assembleia, na fração de 01 para cada 10 participantes, foram eleitos dois delegados municipais, sendo estes: Paulo Unfer e Scheila Mara Fritz. 

 

Os delegados terão a responsabilidade de defender essas propostas na próxima etapa da Assembleia, que deverá ocorrer na próxima terça-feira (11) de forma remota. “Caso haja necessidade de votação (até o momento foi tudo em comum acordo), somente os delegados, os membros natos e a diretoria do Corede Jacuí-Centro votam”, explicou o presidente do Corede Jacuí-Centro, Igor Noronha.

Reunião do Corede Jacuí-Centro ocorreu na última segunda-feira (30), na Câmara de Vereadores de Cerro Branco. Fotos: Camille Bilha/ CVCB

 

Consulta Popular

 

A Consulta Popular do Rio Grande do Sul é o processo de consulta direta à população, no qual os cidadãos votam para definir a destinação de parte dos recursos do Orçamento Anual para atendimento a prioridades de interesse regional. 

 

Os projetos são escolhidos previamente por meio de assembleias regionais, e os mais votados recebem o investimento conforme a vontade popular expressa na votação. É uma forma de envolver a população nas decisões sobre o destino dos recursos públicos e promover a participação cidadã na gestão do Estado. 

 

Neste ano, a votação da Consulta Popular será aberta de 27 de novembro a 1° de dezembro, através do site: consultapopular.rs.gov.br.

 

Saiba mais 

 

O evento contou com a presença do prefeito de Cerro Branco Edson Lawall, do presidente do Corede Jacuí-Centro, Igor Noronha, dos secretários de Desporto e de Agricultura, Scheila Fritz e Paulo Unfer, além de servidores municipais e de outras lideranças políticas da região. 

 

Texto: Gabriel Rodrigues
Edição: Assessoria de Gabinete

630 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cerro Branco - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.