Administração - Domingo, 31 de Dezembro de 2023

PREFEITO EDSON FAZ BALANÇO DO GOVERNO

Edson Lawall falou sobre o ano de 2023, e afirmou que foi um ano positivo e de crescimento

PREFEITO EDSON FAZ BALANÇO DO GOVERNO

- PREFEITO FAZ BALANÇO DE AÇÕES DO GOVERNO

Edson Lawall avaliou 2023 como um ano de CRESCIMENTO.

Edson, perto de concluir o seu mandato como gestor do Município de Cerro Branco, em entrevista à Folha de Candelária, avalia o ano de 2023 como um ano de crescimento e desenvolvimento em todos os setores.

O Chefe do Executivo Municipal respondeu várias questões de trabalhos realizados, metas vencidas e desafios superados neste ano.

Para o próximo ano, o Prefeito Edson também falou sobre sua caminhada política e seus desejos para a continuidade desse trabalho, que considera desafiador e de muita responsabilidade.

- AVALIAÇÃO GERAL SOBRE O ANO?

Foi um ano desafiador, com muitas superações principalmente, na equilibração dos orçamentos e investimentos com os recursos de âmbito municipal.

A equilibração e a gestão principalmente das contas públicas: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, EFICIÊNCIA e estabelecendo PRIORIDADES com um olhar sempre no futuro, isso é o que estamos fazendo!

Gestar com responsabilidade para que com recursos escassos possam ser bem aplicados e dar uma melhor qualidade de vida para toda população cerro-branquense.

- PRINCIPAIS AVANÇOS EM 2023?

Cerro Branco avançou em diversos setores. Na Educação, como prioridade, conseguimos atingir metas de melhorias na aprendizagem dos estudantes, com realização de projetos educacionais significativos, aulas de reforço, retorno de projetos em turno inverso, nomeação de professores em concurso público, além de aquisição de recursos tecnológicos para auxiliar os professores nas metodologias inovadoras e em atendimento ao que é solicitado pela BNCC.

Realizamos obras muito importantes como: a construção da “PONTE DO HERTZ” que liga o Bairro Rio Branco a Linha Santo Antônio orçada num valor de 800 mil reais, a revitalização de várias pontes no interior, obras de melhorias nas estradas, reformas nos postos de saúde, mais médicos para atender a população, aquisição de vários veículos novos através de processo licitatório para atender as demandas da população, construção de reservatórios de água, construção de poços artesianos no interior do Município, dentre outras obras.

Tivemos as reformas da EMEI Tia Clara, EMEB David Unfer e Carlos Müller, na qual a EMEI Tia Clara já se encontra concluída e as outras duas escolas deverão ser concluídas nos próximos dias.

O Projeto “Tarifa Zero”, que é um transporte gratuito para toda a comunidade, onde a comunidade pode se deslocar até o centro para fazer suas compras, ir na farmácia, consultar ou até mesmo passear. Essa ideia que tive, além de beneficiar a população, ajudou a alavancar no crescimento de nosso Município.

- ACHA QUE FALTOU ALGO EM 2023?

Digo que sempre deixamos alguma coisa para trás, mas daremos continuidades aos serviços que estão sendo feitos e buscaremos atender todos os pedidos feitos por parte da população, pois queremos garantir uma melhor qualidade vida para todos.

- AVALIAÇÃO SOBRE A SAÚDE FINANCEIRA DO MUNICÍPIO?

Bom, quando comecei no início da minha gestão, comecei colocando as contas em dia, pois havia muitas dívidas dos Governos passados e que agora estão quites.

Apesar da queda significativa dos repasses do ICMS E FPN, estamos com todas as contas em dia.

Tivemos inovações nas Secretarias para conseguir melhorar o fluxo de atendimento e eficácia ao serviço público e que temos um planejamento muito eficaz desde o início de nossa gestão. Estamos cumprindo todas as exigências no que diz a Lei, e aguardaremos os repasses para o ano de 2024.

- HAVERÁ MUDANÇAS DO SECRETARIADO PARA 2024?

Já houve algumas mudanças durante este ano. Para o ano de 2024, acredito que também teremos algumas alterações, onde alguns secretários se afastarão por questões políticas, mas digo, que a equipe que temos hoje, administra muito bem em todos os quesitos.

- QUANDO A AVENIDA 12 DE MAIO DEVERÁ SER FINALIZADA?

A Avenida 12 de Maio no centro da cidade estará pronta até o final deste ano. Investimos nesta obra mais de um milhão de reais através do Programa Pavimenta RS 1 e mais a contrapartida do Município, que passou de 400 mil reais.

Esta obra ficará marcada na história de Cerro Branco, apesar de termos algumas divergências com alguns contratempos, a Avenida 12 de Maio beneficiará toda a população cerro-branquense e também visitantes.

- O QUE SERÁ PRIORIDADE EM 2024?

Continuaremos com a modernização e revitalização da zona urbana e rural garantindo cada vez mais uma melhor infraestrutura pública, dando acesso de qualidade aos caminhos de produção, como as estradas do interior do nosso Município.

Alavancaremos também o Turismo, com o Projeto Inovador para o morro Cerro Branco e uma criação de uma rota turística.

Ressalto que trabalharemos cada vez mais para uma melhor qualidade de vida da nossa população.

- COM RELAÇÃO AOS EVENTOS, FEST FEIRA SERÁ REALIZADA EM 2024?

Isto é uma questão que preocupa muitos. Estive reunido com o Secretário de Finanças em relação aos gastos que vamos ter com a Fest feira, debatemos que existe a possibilidade para a realização da mesma, mas isso não se trata de uma afirmação concreta ainda.

Quero ressaltar que primeiro atenderemos as demandas da população como saúde e estradas, e se possível realizaremos a Fest Feira.

- COM RELAÇÃO AO CENÁRIO POLÍTICO, EXISTE A PRETENSÃO DE CONCORRER À REELEIÇÃO NO PRÓXIMO ANO?

Digo que é cedo para falar sobre isso ainda, mas estamos avaliando as possibilidades. Nosso partido tem vários nomes disponíveis a candidatura, e faremos uma análise para ver quem será o candidato nas próximas eleições no ano de 2024.

Texto: Willian Elesbão

Edição: Gabinete do Prefeito