Educação - Quarta-feira, 17 de Abril de 2024

TEMPO INTEGRAL

Escola em Tempo Integral está em prática!

O Programa Escola em Tempo Integral, instituído pela Lei n. 14.640, de 31 de julho de 2023, visa fomentar a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica, na perspectiva da educação integral. Coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC), o programa busca o cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro.

A Secretaria Municipal de Educação de Cerro Branco através da Secretária, Stela Lawall, aderiu ao Programa, o qual está sendo executado na Escola Carlos Müller desde o último dia 25 de Março com as turmas do 1º, 2º e 3º ano.

As escolas em tempo integral existentes hoje nos Estados foram implementadas por iniciativa própria. Esta política de fomento à educação em tempo integral tem apoio efetivo para a expansão nas escolas de todo o país, com uma proposta baseada não apenas em mais tempos de aula, mas sim, em uma visão integrada do estudante a modalidade de ensino.

A escola conta com uma ótima equipe de apoio com os monitores e serventes que auxiliam no cuidado, lazer e nas práticas das atividades envolvendo os estudantes.

Nesse período, é proporcionado aos alunos atividades práticas que se interligam com os conteúdos já inclusos na sala de aula normal. As atividades do tempo integral foram pensadas para garantir o desenvolvimento do aluno em sua integralidade. Fazem parte da demanda do Plano de Ação: atividades físicas, artísticas, experimentos de ciências e atividades que envolvam a alfabetização em Português e Matemática.

O Tempo Integral conta com uma carga horária de 3 (três) dias semanais, não se tornando cansativo para o aluno conciliar com a sala de aula.

Está proposta conta também com a parceria dos profissionais do CRAS, que oferecem oficinas de acordo com a demanda deles e da comunidade. Durante o ano, haverá mais parcerias como está, e a equipe gestora está otimista com a proposta.

De acordo com a Secretária Stela, o turno integral visa melhorar cada vez mais a qualidade de ensino no nosso Município, a qual será implantada nas outras escolas ao decorrer do tempo.

Texto: Willian Elesbão

Edição: Gabinete do Prefeito