Educação - Quarta-feira, 09 de Outubro de 2024

CONHECENDO A CAPITAL DO ESTADO

No dia 08/10 aconteceu a realização do Projeto "Conhecendo a Capital do Estado"!

APRENDIZADOS para a VIDA...assim os estudantes dos 5⁰ anos das três Escolas Municipais e do Colégio Estadual realizaram ontem, 08/10 a viagem de estudos à cidade de Porto Alegre. O roteiro do Projeto é pensado de acordo com os conteúdos que os jovens estudam nesta faixa etária. A proposta é que realizem investigação sobre temas, vivenciais o objeto de estudos. Os jovens estudantes então realizaram suas pesquisas, orientados pelos professores e por um guia que é contratado pela Secretaria de Educação.

Vivenciar toda a história do Rio Grande do Sul, a formação da bacia hidrográfica do Lago Guaíba, a história do início da Revolução Farroupilha, a cultura que influenciou as artes e as manifestações ao longo do tempo, a colonização e o estudo dos povos originários que contribuíram para a formação da cidade de Porto Alegre. O itinerário de pesquisa foi conhecer os três Poderes Estaduais, com visita no interior do Palácio Piratini e a Assembleia Legislativa do RS. Conheceram também, a Orla do Guaíba onde realizaram a travessia de Catamarã até a cidade histórica de Guaíba. Neste local, visitaram as famosas escadarias que dão acesso à Casa de Gomes Jardim, Berço da Revolução Farroupilha, seus líderes e movimentos históricos que motivaram a revolução.

Um dos momentos mais esperados pelos estudantes, também foi caminhar entre a população na icônica "Rua da Praia" e conhecer os pontos turísticos e culturais. O almoço foi no Mercado Público do Centro. Lá puderam se deslumbrar com o comércio de produtos típicos como o charque e o bacalhau. Os estudantes também visitaram os estádios do INTERNACIONAL e a ARENA do GRÊMIO.

As descobertas e os registros do Projeto serão socializados nas MOSTRAS PEDAGÓGICAS das Escolas Municipais que ocorrerão nos meses de novembro e dezembro.

TEXTO: Willian Elesbão

EDIÇÃO: Gabinete do Prefeito