CERRO BRANCO DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DEVIDO À ESTIAGEM.

DIVERSOS - Terça-feira, 27 de Dezembro de 2022


CERRO BRANCO DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DEVIDO À ESTIAGEM.

Nesta terça-feira (27), o município de Cerro Branco declarou situação de emergência devido à estiagem no Rio Grande do Sul.

O prefeito, Edson Joel Lawall, encaminhou o decreto em razão da escassez hídrica, sendo agravada pela situação de anormalidade da estiagem nos últimos anos e a pandemia de Covid-19, trazendo prejuízos nas safras, nos recursos ambientais e o desabastecimento de famílias.

Sendo assim, o município deve receber recursos do governo estadual e federal para amenizar os prejuízos com ações emergenciais, que incluem uma série de medidas, entre essas:

. Assistência aos munícipes afetados;

. Distribuição de água potável;

. Abertura de bebedouro e micro-açudes;

. Prestação de serviços e de obras de reabilitação;

. Renegociação de dívidas do PRONAF e o PROAGRO e crédito rural de custeio, entre outras.

Por meio desta portaria, fica autorizada a convocação de autoridades administrativas e os agentes de defesa civil, diretamente responsáveis pelas ações de resposta aos desastres, em caso de risco iminente.

Além de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade.

O objetivo é facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC).

Mais informações, contate a Prefeitura Municipal de Cerro Branco:

 

Endereço: Av. Doze de Maio, 520 - Centro;

Telefone: (51) 3725-1070;

E-mail: administracao@pmcerrobranco.rs.gov.br.

Prefeitura Municipal


Cerro Branco