CONTRA A GRIPE | Inicia nesta segunda-feira (10) a campanha de vacinação contra gripe influenza. A estratégia este ano está recomendada como de etapa única, ou seja, sem o escalonamento dos grupos elegíveis.
Nesta primeira etapa, a vacinação será aberta ao público prioritário na primeira unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF 1) de Cerro Branco, facilitando o acesso ao imunobiológico, e posteriormente a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) irá divulgar novas orientações.
O público-alvo são pessoas com 60 anos ou mais, crianças com mais de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, gestantes e puérperas.
Também serão atendidos com prioridade os seguintes grupos:
Trabalhadores da saúde;
Professores;
Povos indígenas;
Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo e portuários;
Forças armadas, de segurança e salvamento;
População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários das crianças, gestantes, puérperas, pessoas com 60 anos ou mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde.
Dia D em 6 de maio
Junto ao Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/RS), a SES pactuou a realização no Estado do Dia D da campanha em 6 de maio.
Na data, haverá postos extraordinariamente abertos para a vacinação. Nacionalmente, o Ministério da Saúde não estipulou essa data de mobilização, cabendo aos estados essa definição.
Queda nas coberturas nos últimos anos
O Rio Grande do Sul (assim como os demais estados) tem registrado uma diminuição na procura pela vacina contra a gripe influenza. Nos último cinco anos, apenas em 2020 foi alcançada a meta de ao menos 90% de cobertura, sendo que o ano passado foi o de menor índice na série histórica.
Ano - Cobertura vacinal Influenza
2022 – 65,2%
2021 – 79,3%
2020 – 93,5%
2019 – 87,2%
2018 – 86,3%
A influenza e a vacina
A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. Os sintomas podem ser confundidos com os da covid-19.
A vacina usada na campanha é composta por três tipos de cepas do vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B). Para adultos, o esquema é de dose única anual. Crianças abaixo dos 9 anos de idade, se estiverem fazendo a imunização para a gripe pela primeira vez, fazem duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas.
Ela pode ser aplicada na mesma ocasião de outras vacinas, inclusive junto da vacina contra a covid-19.
Os números
Casos de SRAG* por influenza no RS
Comparação 2022 e 2023 (até 13ª semana de cada ano)
2023
Casos: 27 (16 por Influenza A, 10 por Influenza B e um sem informação)
Óbitos: 1 (Influenza A)
2022
Casos: 293 (todos por Influenza A)
Óbitos: 48 (todos por Influenza A)
2022 (janeiro a dezembro)
Casos: 836 (832 por Influenza A e 4 Influenza B)
Óbitos: 136 (todos por Influenza A)
* SRAG: hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave.
Observação: dados de 2023 ainda são parciais visto que as ocorrências ainda podem estar por serem notificadas ou o caso ainda não evoluiu para hospitalização (já que o registro é por data de início dos sintomas).
* Com informações da SES.
Texto: Gabriel Rodrigues
Edição: Assessoria de Gabinete
Cerro Branco