EDUCAÇÃO EM SAÚDE | A Secretaria Municipal de Educação (SME) iniciou nesta quarta-feira (12) o Programa Saúde na Escola (PSE) na rede municipal e estadual de ensino. Essa é uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O cronograma de atividades do PSE é dividido em quatro eixos temáticos, sobre alimentação saudável e prevenção da obesidade, saúde ambiental, promoção da atividade física e prevenção de doenças negligenciadas.
A palestra inaugural ocorre na escola Augusto Schultz durante a manhã e a tarde de hoje, sob a responsabilidade dos servidores/ profissionais Aline Ruscher Souto (nutricionista), Lurdes Böck e Silvane Pfaf (agentes comunitárias de saúde). Foram abordadas temáticas como a promoção da cultura de paz e direitos humanos, verificação da situação vacinal e saúde bucal.
Na ocasião, também foram anotadas nas cadernetas as crianças com vacinas em atraso, solicitando que os pais compareçam à sala de vacinas para regularização. A dentista Denise Saueressig com apoio da auxiliar de saúde bucal Taís Schroeder e da agente comunitária de saúde Márcia Rediske realizaram teatro de fantoches para os alunos do pré ao terceiro ano.
O dentista Gabriel Ribeiro e Taís Schroeder, com auxílio de Márcia Rediske e da agente comunitária de saúde Angélica Luciana Porto, realizaram a escovação supervisionada com entrega dos kits de saúde bucal e avaliação odontológica com classificação de prioridades.
Além disso, Cláudia Radtke fez a apresentação do programa aos pais, explicando as 13 ações que serão desenvolvidas e quais participarão de cada uma delas. O médico clínico geral Luciano Sanson veio orientar sobre as doenças negligenciadas e contou com a ajuda da atendente de farmácia Márcia Pettermann. A nutricionista Daniela Teichmann realizou uma atividade sobre educação alimentar.
Aline Souto, Lurdes Böck e Silvane Pfaf ainda realizaram pesagem e medição dos alunos. A técnica de enfermagem Aline Schroeter e a agente de endemias Elaine Pereira fizeram a conferência das cadernetas de vacinação.
Fique de olho
Nesta quinta-feira (13), as atividades seguem no Colégio Estadual de Cerro Branco em turno integral. As ações ocorrem de 12 de abril a 17 de agosto, e também serão realizadas nas escolas Carlos Muller e David Unfer.
Ficha técnica
Quem são os profissionais/ servidores responsáveis pelas atividades do PSE 2023 nas escolas de Cerro Branco:
Aline Ruscher Souto – nutricionista
Aline Schroeter – técnica de enfermagem
Elaine Pereira – agente de endemias
Lurdes Böck – Agente Comunitária de Saúde (ACS)
Silvane Pfaf – Agente Comunitária de Saúde (ACS)
Angélica Luciana Porto – Agente Comunitária de Saúde (ACS)
Gabriel Ribeiro – dentista
Denise Saueressig – dentista
Taís Schroeder – auxiliar de saúde bucal
Márcia Pettermann – atendente de farmácia
Márcia Rediske – Agente Comunitária de Saúde (ACS)
Daniela Teichmann – nutricionista
Luciano C. Sanson – médico clínico geral
Sobre o Programa Saúde na Escola (PSE)
Instituído pelo Decreto Presidencial nº 6.286/2007, o Programa Saúde na Escola (PSE) surgiu como uma política intersetorial entre os Ministérios da Saúde e da Educação, na perspectiva da atenção integral (prevenção, promoção, atenção e formação) à saúde de crianças, adolescentes, jovens e adultos do ensino público.
As diretrizes e objetivos do PSE evidenciam que mais do que uma estratégia de integração das políticas setoriais, o Programa se propõe a ser um novo desenho da política de educação em saúde, que trata a saúde e educação de forma integral e parte de uma formação ampla para a cidadania e o usufruto pleno dos direitos humanos de crianças, adolescentes e jovens.
Neste contexto, a articulação intersetorial das redes públicas de saúde e de educação e das demais redes sociais para o desenvolvimento das ações do PSE, implica mais do que ofertas de serviços num mesmo território, pois deve propiciar a sustentabilidade das ações a partir da conformação de redes de corresponsabilidade. Implica colocar em questão: como esses serviços estão se relacionando? Qual o padrão comunicacional estabelecido entre as diferentes equipes e serviços? Que modelos de atenção e de gestão estão sendo produzidos nesses serviços?
O planejamento do PSE no município deve contemplar as seguintes ações:
1. Saúde ambiental;
2. Promoção da atividade física;
3. Alimentação saudável e prevenção da obesidade;
4. Promoção da cultura de paz e direitos humanos;
5. Prevenção das violências e dos acidentes;
6. Prevenção de doenças negligenciadas;
7. Verificação da situação vacinal;
8. Saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/IST;
9. Prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas;
10. Saúde bucal;
11. Saúde auditiva;
12. Saúde ocular;
13. Prevenção à covid-19.
Saiba mais
Em reunião com o Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) que ocorreu em fevereiro de 2023, foram elaboradas as ações, profissionais que ficariam responsáveis pelo seu desenvolvimento e também o cronograma das atividades.
Confira o cronograma completo de atividades do PSE 2023 clicando aqui.
Texto: Gabriel Rodrigues
Edição: Assessoria de Gabinete
Cerro Branco